Conecte-se conosco

Outras

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6,61% para 6,4%

A previsão do mercado financeiro

Publicado

em

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,61% para 6,4% neste ano. É a 13ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (12), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.

Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,17%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,47% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2022 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior 5,25%.

Em agosto, a inflação teve novo recuo, de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,5% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da taxa Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,26% para 2,39%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,5%. Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar.

Edição: Denise Griesinger

Outras

(Vídeo) BR 364 continua interditada em decorrência das fortes chuvas que caíram nessa manhã

O jornalista J.Alves, esteve hoje (23) , pela parte da manhã

Publicado

em

O jornalista J.Alves, esteve hoje (23) , pela parte da manhã em um trecho da BR 364 próximo ao Munícipio  do Bujari e constatou a situação critica na br. veja o vídeo.

Continue lendo

Outras

Dois homens são resgatados pelos bombeiros após serem picados por jararaca no interior do AC

Atender ocorrências relacionadas a picadas de cobra

Publicado

em

Atender ocorrências relacionadas a picadas de cobra é até comum para militares do Corpo de Bombeiros do Acre. Mas nessa terça-feira (21), uma equipe do 4⁰ Batalhão se deparou com uma situação um tanto inusitada. É que uma mesma cobra, da espécie jararaca, picou três homens no Ramal do Açúcar, na zona rural de Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

O comandante dos bombeiros na cidade, tenente Josadac Cavalcante informou que o acidente ocorreu na noite dessa terça, que como o local é difícil acesso, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pediu apoio dos bombeiros para o resgate das vítimas.

Os bombeiros percorreram cerca de 20 quilômetros em estrada de lama até chegar no local, usando uma caminhonete e um quadriciclo. Dois irmãos, de 17 e 21 anos, estavam conscientes e orientados, mas, apresentando náuseas e fortes dores de cabeça e no local da picada. Já a terceira vítima informou que estava bem e não precisou ser resgatada.

“Eles relataram que caminhavam pela mata até a casa de um conhecido, que o primeiro sentiu a picada, mas achou que fosse um espinho. Depois, o segundo estranhou e pensou que pudesse ser outra coisa e quando o outro sentiu também foi que eles identificaram que tinha sido uma jararaca. Acredito que o terceiro não sentiu tanta reação, porque ela já tinha injetado a maior parte do veneno nas duas primeiras vítimas. Isso não é comum, nesses 16 anos de bombeiro que tenho, essa é a primeira ocorrência dessa natureza, com essa quantidade de vítimas com uma única serpente”, disse.

A equipe dos bombeiros fez os primeiros socorros e depois encaminhou duas das vítimas até a cidade, já na manhã desta quarta-feira (22), onde uma equipe do Samu aguardava para dar continuidade ao atendimento e encaminhar ao hospital.

“Esse tipo de ocorrência requer uma certa agilidade, porque a jararaca tem característica de causar hemorragia. Então, temos essa preocupação de acelerar ao máximo o resgate, mesmo sendo em local de difícil acesso para evitar maiores complicações”, frisou.

O g1 entrou em contato com a direção do hospital para verificar o estado de saúde dos pacientes e aguarda retorno.

Por Iryá Rodrigues, g1

Continue lendo

Outras

Acre fica isolado por via terrestre após crateras se abrirem em trecho da BR-364

Publicado

em

O Acre está isolado do restante do país por via terrestre. O motivo é que um trecho da BR-364 nas proximidades de Extrema (RO) foi interditado na noite deste domingo (19) após crateras se abrirem no meio da via. Ainda não há previsão de quando a via será desobstruída.

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia (PRF-RO) informou em postagem nas redes sociais que a interdição nos dois sentidos da pista ocorreu após um desbarrancamento nas laterais da pista. A corporação também disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é responsável pela manutenção e reparo da via, já foi acionado.

“Nesse domingo (19) houve o desbarrancamento nas laterais da pista, além do surgimento de um enorme buraco. A fim de preservar vidas e evitar acidentes, a PRF realizou o isolamento total das faixas em ambos os sentidos. O DNIT, órgão responsável pela manutenção e reparo da via já foi acionado. Não há previsão de liberação”, diz a publicação.

A PRF-RO informou ainda que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes de Rondônia está tomando providências e procurando uma rota alternativa.

g1

 

Continue lendo

Trending