Conecte-se conosco

Outras

Presidente do TJAC fortalece Núcleo de Acessibilidade e Inclusão com designação de novos membros

A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira, 19, do Diário da Justiça Eletrônico

Publicado

em

A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira, 19, do Diário da Justiça Eletrônico, e traz novos integrantes para somar no núcleo e promover atividades voltadas a inclusão tanto do público interno quanto para os usuários externos da Justiça.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, reforçou o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Acre, para o biênio 2021/2023.

Em portaria publicada na edição desta sexta-feira, 19, do Diário da Justiça Eletrônico, a desembargadora-presidente traz novos integrantes para somar no núcleo e promover atividades voltadas a inclusão tanto do público interno quanto para os usuários externos da Justiça.

Compete ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão exercer a secretaria-executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e desempenhar as atividades que lhes forem atribuídas pela referida comissão; subsidiar as ações da CPAI que se refere à proposição, orientação e acompanhamento da atuação das unidades administrativas e Judiciárias do TJAC, voltadas à remoção de barreiras de qualquer natureza que dificultem o acesso autônomo e seguro às instalações e aos serviços do Tribunal por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; além de promover a realização de ações de conscientização e capacitação de servidores, terceirizados e estagiários, com o fim de garantir atendimento adequado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Na portaria diz ainda que a comissão deve propor comunicação à unidade competente da Administração do TJ/AC com a finalidade de notificar situações de descumprimento de normas referentes à promoção da acessibilidade, por parte do Tribunal de Justiça e de entidades e órgãos públicos de sua clientela, que sejam levadas ao conhecimento da CPAI, para as providências cabíveis; sugerir a edição ou alteração de normas e orientações que disponham, parcial ou integralmente, sobre matéria da área de atuação da CPAI; preparar documentos e solicitações de informações destinadas às unidades da Administração do TJAC e às entidades e aos órgãos públicos ou privados, para subsidiar a atuação da Comissão e propor à CPAI a celebração de acordos de cooperação ou instrumentos congêneres com órgãos e entidades da Administração Pública e, ainda, com entidades civis, nos termos da Resolução 230/2016 – CNJ, para promoção de ações em matéria de acessibilidade.

A comissão deve ainda elaborar relatório anual de atuação da CPAI, do qual também constarão informações acerca das manifestações endereçadas à Ouvidoria do TJ/AC, dos processos em trâmite e das deliberações que versem, parcial ou integralmente, sobre a promoção da acessibilidade; elaborar pareceres sobre temas pertinentes à atuação da Comissão, por demanda de desembargadores, juízes, servidores e por unidades da Administração do TJAC; elaborar manifestação acerca da revisão da Política de Acessibilidade do TJAC, no máximo a cada cinco anos, de modo a atualizar a política frente a novos requisitos institucionais e de legislação, devendo ser incluídas no Planejamento Estratégico do órgão.

Postado em: Galeria, Notícias | Tags:Acessibilidade, núcleo, TJAC

Continue lendo

Outras

Alunos do Projeto PC na Escola visitam instalações da Policia Civil do Acre

Na manhã da última quinta-feira, 25, a Polícia Civil deu seguimento

Publicado

em

Na manhã da última quinta-feira, 25, a Polícia Civil deu seguimento às ações do projeto PC na Escola e recebeu a turma de alunos da Escola Estadual Airton Sena da Silva para conhecer a sede da instituição, oportunidade em que foram recebidos pelo Corregedor-geral Fabrizzio Sobreira.

Durante a visita os alunos puderam participar de uma investigação simulada prestando atendimento a vítima, identificando a autoria e recuperando os pertences, (todos os atores eram figurantes). Os alunos conheceram o funcionamento do cartório, setor de investigação e gabinete do delegado. Um cenário foi montado no auditório da instituição com salas de investigação, sala de cartório e os alunos puderam vivenciar o dia-a-dia de um policial civil onde foi possível mostrar como funciona uma delegacia e o trabalho investigativo desenvolvido pelos agentes e delegados de policia civil.

O Corregedor-geral, Fabrizzio Sobreira, ressaltou a importância do projeto para atender crianças e aproximar o trabalho da instituição nas comunidades.

“Retomada de um grande projeto, ocupando um espaço junto a sociedade, junto a esses jovens trazendo conhecimento de moral e cívica, dos seus direitos entendendo que a policia transcende tão somente investigar, mas o bem estar pra sociedade, o bem estar pra esses jovens e incentivando a leitura e conhecimento. É um projeto exemplar que a policia civol que ao longo do tempo vem consolidando. O projeto tem sua importância e a Policia Civil não abre mão de está presente nas escolas”, ressaltou Delegado Fabrizzio Sobreira.

O PC na Escola é um projeto que visualiza, sobretudo, atender crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos. É um compromisso social adotado pela instituição Policia Civil, que agora vai além da sua função básica de investigar para trabalhar trata também da parte preventiva.

Ascom

Continue lendo

Outras

Bombeiros resgatam criança pressa em banheiro

Na manhã da última quarta-feira, 24

Publicado

em

Na manhã da última quarta-feira, 24, o 8° Batalhão foi acionada para resgatar um criança que estava presa no banheiro de sua residência, no km 06, Ramal do Cafuba, em Xapuri.

A criança de 1 ano e 4 meses entrou no banheiro e trancou-se, ficando presa no local, deixando sua mãe em situação de desespero, pelo fato de um forte cheiro de água sanitária envolver o local, e temia que seu filho viesse a ingerir o produto.

Durante o resgate, os militares tentavam acalmar tanto a mãe quanto a criança, no momento em que era realizado a abertura forçada da porta, com a utilização de uma alavanca hooligan. A equipe conseguiu retirar a criança rapidamente, sem ferimentos e sem ingestão de nenhum produto químico. Em seguida, foi entregue aos cuidados de sua genitora.

Continue lendo

Outras

Cobra é capturada dentro de residências em Sena Madureira

O Corpo de Bombeiros do município

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros do município de Sena Madureira, foi acionado para atender uma ocorrência no bairro Juruá, chegando ao local se tratava de uma cobra que tinha invadido uma residência e se alojou na cozinha da casa, quando os moradores notaram a parecença do animal foi um deus nos acuda, em seguida acionarão os bombeiros para fazerem a captura da mesma.


A guarnição constatou que se tratava de uma cobra caninana.
.
Os bombeiros realizaram a captura e levaram o animal para soltura em seu habitat natural, distante a zona urbana.

Acreonline.net-Ascom

Continue lendo

Trending