Conecte-se conosco

Política

Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) inicia 2023 com grandes expectativas

A pedido do governador Gladson Cameli, nova diretora da Funtac traça novos projetos

Publicado

em

A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), tem realizado desde o dia 7 diversas reuniões.
Dentre as pautas com participação de toda sua diretoria, contando com a presença da Presidente, Iuçara Souza, da Diretora Técnica, Karla Carriço, e da Diretora Operacional, Mirla Miranda, juntamente com parte da equipe jurídica e técnica, para alinhar as ações futuras da Funtac para os próximos anos de gestão.

O alinhamento estratégico iniciado abordou diversos assuntos, entre eles a organização dos contratos vigentes, renovação de convênios, estruturação dos laboratórios e capacitação de profissionais, para que a partir disso, novos projetos possam ser colocados em execução.

A presidente falou um pouco sobre o que foi discutido na ocasião. “Fizemos o alinhamento com a diretoria técnica e operacional, faremos uma revisão nos nossos contratos, laboratórios, preparamos alguns cursos de capacitação para o futuro, fizemos um grande plano de análise e organização para nossos planos de ação e execução de 2023”, explicou Iuçara, sobre os assuntos debatidos.

A diretora operacional, gestora e jornalista Mirla Miranda vê a Funtac como ambiente transversal que pode contribuir com todo o ambiente de governo. “A Funtac tem identidade própria, estrutura de alto nível que pode ofertar apoio a diversos setores econômicos por meio de tecnologia e inovação voltados as nossas vocações.
Mirla também destaca que difundir o trabalho que a instituição realiza a sociedade amplia parcerias e prestação de serviços.

Para a diretora técnica, a engenheira Karla Carriço, a instituição presta serviços técnicos para órgãos de entidade pública de qualquer esfera, inclusive a iniciativa privada. “É importante ressaltar o olhar dos técnicos que estão na ponta, pois são eles que executam os projetos da Funtac em seus laboratórios,” ressalta a diretora.

Conheça a Funtac

A Funtac surgiu apenas como um centro de desenvolvimento de madeira, sendo expandida e se tornando cada vez mais importante ao longo dos seus 35 anos. Atualmente a fundação tem quatro laboratórios em funcionamento, sendo eles de asfalto, sementes, produtos naturais e argamassa e concreto.
Para além dos laboratórios, existem o Departamento de Serviços Tecnológicos (Dest), que realiza obras ligadas às técnicas desenvolvidas dentro da fundação, através de suas pesquisas, e o Centro Vocacional Tecnológico do Bambu, que estuda diferentes maneiras para se aplicar o bambu, que é abundante no estado.

A instrução também promove pesquisas com essências florestais para uso na indústria de fármacos e cosméticos, estudos com novos produtos florestais, além da implantação de unidades demonstrativas de tecnologias desenvolvidas e de sistemas de controle de qualidade e normatização de laboratórios.

Na área da construção civil a Funtac realiza atividades e projetos relacionados á diagnóstico e avaliação do desperdício de materiais na construção civil, estudo sobre materiais alternativos para a composição de traços de concreto e argamassa para elevar a qualidade dos materiais utilizados em obras civis, inclusive com redução de seus custos, além de prestar consultoria tecnológica à pequenas empresas.

A diretora operacional da fundação destacou a importância da atuação da instituição no desenvolvimento do estado do Acre. “É importante dizer que a Funtac que aqui se faz inovação e tecnologia e estes são pilares que movimentam o mundo. Áreas de necessidade global, a Funtac desempenha esse virtuoso papel no estado do Acre.”
A diretora Karla Carriço ressalta que as pesquisas e projetos podem auxiliam todas secretarias, levando diversos benefícios à população.
Além das ações da própria Funtac, outros órgãos ligados a ela são o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que atua como um braço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atuando como um órgão fiscalizador e regulador, e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, com a execução de programas que viabilizam pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

ASCOM