Conecte-se conosco

Outras

Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira

Publicado

em

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira apresentou um grande acréscimo no volume de suas águas nas últimas 24 horas. De acordo com dados repassados pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos D’Ávila, o manancial encheu 01,67 centímetros em relação a última medição realizada.

O rio está medindo 9,38 centímetros de profundidade. “Tem chovido muito e isso faz com que o manancial encha de forma acelerada, o purus também tem recebido muita água e acaba influenciando diretamente no Iaco”, disse Carlos D’Ávila.

Apesar da grande cheia nas últimas horas, ainda não há motivos para preocupação, visto que o rio está longe da corta de alerta que é de 14 metros, e principalmente da cota de transbordamento, que é de 15,20 centímetros.

Vale lembrar que o plano de contingência 2023 já foi elaborado durante uma reunião entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, e Ministério Público do Acre, na semana passada. Caso seja necessário, será posto em prática para socorrer as famílias afetadas.

Por Ricardo Amaral-AcreOnline