Conecte-se conosco

Política

Equipe de transição começa a ser nomeada; veja nomes

O coordenador da equipe de transição

Publicado

em

O coordenador da equipe de transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), nomeou os integrantes do grupo que funcionará até janeiro de 2023. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (11).

Alckmin nomeou a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Aloizio Mercadante e Antônio Floriano Pesado para ocuparem, respectivamente, a função de articulação política, coordenação dos grupos técnicos e coordenação-executiva. Hoffmann e Mercadante são voluntários e não receberão salário.

Em outra portaria, o vice-presidente eleito nomeou para o cargo especial de transição governamental Márcio Fernando Elias Rosa, Miriam Aparecida Belchior, Pedro Henrique Giocondo Guerra e Fábio Rafael Valente Cabral.

O período de transição, regulamentado pela lei nº 10.609/2002 e pelo decreto nº 7.221/2010, tem o objetivo de dar condições para que o candidato eleito possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários à implementação do programa do novo governo.

Os membros serão indicados pela equipe e devem ter acesso às diversas informações relacionadas às contas públicas, aos programas e projetos, entre outras. O grupo é formado por 50 pessoas, que assumem os cargos especiais de transição governamental (CETG). A equipe está sediada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Em pronunciamento feito nesta quinta-feira (10), Alckmin anunciou novos nomes para mais seis equipes da transição: comunicação, direitos humanos, mulheres, indústria e comércio, igualdade racial e planejamento. Alckmin foi designado coordenador-geral da transição na última sexta-feira (4).

Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento; Jorge Bittar, ex-deputado federal; Cezar Alvarez; e Alessandra Orofino vão fazer parte da equipe de comunicação. A ex-deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), o filósofo Silvio Almeida, Janaína Barbosa de Oliveira, Rubens Linhares Mendonça Lopes e o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) farão parte do grupo que tratará de direitos humanos.

Na equipe do planejamento estão o ex-ministro Guido Mantega, o deputado federal Enio Verri (PT-RS), Esther Duek e Antônio Lacerda.

Para o grupo de indústria e comércio foram escolhidos Germano Rigotto, Jackson Schneider, Rafael Lucchesi, Marcelo Ramos, Tatiana Conceição, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Roberto Feldmann e André Ceciliano.

Na equipe que vai discutir sobre mulheres estão Anielle Franco, Roseli Faria, Roberta Eugênio, Maria Helena Guarezi, Eleonora Menicucci e Aparecida Gonçalves.

Para a área de igualdade racial foram escolhidos Nilma Lino Gomes, a ex-ministra Givânia Maria Silva, Douglas Belchior, Tiago Tobias, Ieda Leal, Martius das Chagas e Preta Ferreira.

R7