Conecte-se conosco

Policial

RN: Dino envia mais 100 agentes da Força Nacional; total supera 600

O ministro da Justiça e Segurança Pública

Publicado

em

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na tarde deste sábado (18/3) o envio de outros 100 agentes que compõem a Força Nacional para o Rio Grande do Norte. O estado tem sido alvo, desde a última terça-feira (14/3), de ataques em diferentes localidades geridos por facções criminosas.

“Estamos com mais de 500 integrantes da Força Nacional e de forças federais atuando no Rio Grande do Norte, em auxílio ao governo do estado. Determinei agora a destinação de mais 100 policiais”, escreveu o ministro nas redes sociais. Ao todo já são mais de 600 agentes da Força Nacional e de outros órgãos federais.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (RN) divulgou, na manhã deste sábado (18/3), um novo balanço com o número de presos e apreensões após quatro dias de ataques e violências registrados em várias regiões do estado.

Na última atualização, veiculada às 16h30, a polícia confirmou a detenção de 111 suspeitos de participar das ações comandadas por uma facção criminosa. Entre os 111 presos, três são adolescentes, 11 são foragidos da Justiça recuperados e dois estão com tornozeleira eletrônica.

No total, foram apreendidos pelas forças de segurança:

34 armas de fogo;

4 simulacros de arma de fogo;

98 artefatos explosivos;

23 galões de gasolina;

12 motos;

2 carros;

Dinheiro;

Drogas;

Munições;

Produtos de furtos.

O governo do Rio Grande do Norte confirmou ao menos 259 ataques criminosos a órgãos públicos, prédios privados e veículos, desde a última terça-feira (14/3). Segundo o governo, foram registradas 103 ocorrências de ataques criminosos na última terça, mas o número de casos apresentou uma queda ao longo dos dias.

No segundo dia de ataques, foram registrados 67 ocorrências, esse número caiu para 56 casos na quinta-feira (16/3) e nessa sexta-feira (17/3) o índice de episódios criminosos teve uma queda para 26. Neste sábado (18/3), foram calculadas, até o início da tarde, sete ações de vandalismo.

Operações das forças de segurança
Ações conjuntas das polícias Civil, Militar e Federal tentam conter a onda de ataques nas cidades potiguares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os atos de vandalismo são coordenados por uma facção criminosa liderada por José Kemps Pereira de Araújo, de 45 anos, conhecido como Alicate. O suspeito que está detido foi transferido para o presídio federal de Mossoró na última terça-feira (14/3).

O grupo criminoso é investigado desde 2022 e é suspeito de movimentar cerca de R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos. Segundo as investigações, pessoas ainda em liberdade estariam cumprindo as ordens de Alicate em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, na região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte.

Por Mariah Aquino