Conecte-se conosco

Política

Governo alinha ações para reforçar projeto de modernização do sistema público de comunicação

O secretário de Assuntos Federativos, Ricardo França

Publicado

em

O secretário de Assuntos Federativos, Ricardo França, e a secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, trataram de reforço de informações, incluindo material audiovisual, relativas ao projeto de modernização do sistema público de radiodifusão do Acre, em reunião, nesta quinta-feira, 2, em Brasília. O projeto preliminar da iniciativa já está em análise no Ministério das Comunicações. O objetivo é melhorar as estruturas já existentes e expandir as emissoras pelo interior do Estado.

“A iniciativa faz parte do esforço do governo e da determinação do governador Gladson Cameli de possibilitar o acesso à informação para todos os habitantes do Estado”, afirmou Nayara Lessa.

Em reunião em Brasília, Nayara Lessa e Ricardo França alinham estratégias para melhoria do sistema público de comunicação. Foto: Dilma Tavares
Hoje, explicou a secretária, o Estado conta com emissoras de rádio em sete municípios, alcançando 75,3% da população. Para atender os 25% restantes, o projeto prevê a instalação de rádios em mais sete: Porto Walter, Santa Rosa, Marechal Taumaturgo, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Senador Guiomard. “Com isso alcançaremos mais de 115,8 mil pessoas, além de todas as comunidades ribeirinhas, isoladas e indígenas”, reforçou a secretária.

A busca deste objetivo é realizada junto com a Secretaria de Relações Federativas do Estado (Serf), que atua em Brasília. “Nosso papel é orientar, buscar recursos e demais apoios em Brasília, para que os órgãos do governo possam desenvolver as ações e prestar os serviços que a população precisa. É o caso do serviço de rádio, essencial na nossa região para levar informação e orientação especialmente para as comunidades mais distantes e isoladas”, explicou o titular da secretaria, Ricardo França.

Televisão
Além das rádios, o governo também vem buscando apoio do Ministério das Comunicações para reativar o sinal da TV Aldeia, que tem licença para operar em todos os municípios acreanos, mas está fora de operação pelo não atendimento do prazo de mudança do sinal analógico para o digital, que era até 2018, antes da primeira gestão do atual governo do Estado, conforme explicou a secretária de Comunicação.

A expectativa é de que o pedido seja atendido por meio do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações, que visa a conclusão do processo de digitalização das emissoras com sinal de televisão analógica terrestre no país, conforme adiantou, em fevereiro, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do ministério, Wilson Diniz.

Avanços
Com a iniciativa o governo visa avançar nas melhorias promovidas no sistema público de comunicação do Estado e que incluem estruturas e equipamentos de rádios na capital e interior.

Balanço da Secretaria de Comunicação do Estado aponta, por exemplo, melhorias abrangendo desde reformas prediais à novos equipamentos, realizados na primeira gestão do atual governo do Estado.

A Rádio Difusora Acreana, por exemplo, que muitas vezes ficava fora do ar por queima de antigos equipamentos, ganhou reforma do Parque de Transmissão, incluindo um transmissor transistorizado, mais moderno e com maior potência, além de melhorias das estruturas prediais.

Também houve melhorias em emissoras como a Rádio Aldeia e as difusoras de Sena Madureira, Tarauacá e Feijó, que também receberam transmissores modernos.

Por Dilma Tavares- Agencia de Notícias do Acre