Conecte-se conosco

Outras

Ministério da Saúde lança campanha sobre a varíola dos macacos

Com o conceito Varíola dos Macacos

Publicado

em

Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (22), em Brasília,  a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.

Números

Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.

Outro ponto destacado pelas autoridades de saúde é que a fase de incubação do vírus pode ser de cinco a 21 dias. Nesse período é possível haver transmissão. Entre os casos registrados, o contágio ocorre, especialmente pelo contato físico pele a pele com lesões ou fluidos corporais. Em pessoas infectadas, febre, erupções cutâneas, inchaço dos gânglios (ínguas), dor no corpo, exaustão e calafrios são os sintomas mais comuns.

Tratamento

Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o fato de não existir um tratamento específico para a doença não quer dizer que ela não tenha tratamento. Segundo Queiroga, sintomas como dor podem ser amenizados com medidas específicas.

O ministro da Saúde fez questão de falar sobre a diferença da varíola dos macacos para a covid-19. “A letalidade dessa doença é baixa. O vírus é diferente. O vírus da covid-19 é o vírus de RNA. Portanto é o vírus que sofre mutações com maior frequência ao passo que o vírus de DNA [da varíola dos macacos] tem um potencial menor de ter mutações, o que engana até as vacinas que são desenvolvidas com tecnologias sofisticadas”, explicou.

Vacinas

O Ministério da Saúde iniciou no mês passado as tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS para a compra de 50 mil doses da vacina contra a doença. “É necessário que haja um contrato a ser firmado pelo Ministério da Saúde com a Opas, para deixar isso bem claro, para que tenhamos uma previsão de entrega dessas vacinas. A previsão era de que se entregasse no fim do mês de agosto. A Socorro [Gross, representante da Opas] me informou que seria no começo de setembro. Seriam duas remessas, são três agora. Há uma carência desse insumo a nível mundial”, justificou Queiroga.

Na última sexta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação excepcional de remédios e vacinas que anda não têm registro no Brasil. A previsão é de que a primeira, de três remessas, chegue no início de setembro. Sobre esses imunizantes, Marcelo Queiroga explicou que como a imunização completa requer duas doses, elas serão suficientes para vacinar 25 mil pessoas. Os primeiros a receber a vacina serão profissionais da saúde que atuam diretamente com o vírus.

Antiviral

Assim como ocorre com as vacinas, como não há no Brasil nenhum representante do antiviral no país, o Ministério da Saúde também solicitou à Opas a compra de 10 doses do tecovirimat para tratamentos imediatos, e outras 50 unidades para casos graves. A pasta negocia ainda o transporte de mais 12 unidades doadas pelo laboratório produtor, e a compra de mais 504 doses.

TSE

O lançamento da campanha hoje ocorre após o ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizar a veiculação de peças publicitárias do governo federal sobre o tema até o dia 30 de agosto. A legislação eleitoral brasileira proíbe qualquer publicidade institucional que possa configurar o uso abusivo da máquina pública para promoção de governantes durante os três meses antes das eleições, por isso, precisou ser analisada pela Justiça Eleitoral. Em sua decisão, Fachin ressaltou que a divulgação da campanha é de interesse público. Ainda pela decisão, todo o material da campanha deve ser veiculado em uma página específica sobre a varíola dos macacos.

Ainda com objetivo de esclarecer a população sobre a doença , Queiroga adiantou que aguarda nova autorização do TSE, desta vez, para gravar um pronunciamento em cadeia de rádio de TV com informações técnicas sobre a varíola dos macacos para esclarecer a população.

Edição: Aline Leal

Outras

De Sena, modelo Sheynna Gabriely surge deslumbrante em ensaio fotográfico

Com 1.83 de altura

Publicado

em

Com 1.83 de altura, a senamadureirense Sheynna Gabriely de Souza Dobbins foi clicada pela fotógrafa Ryanna Glenda em ensaio para as lojas Nilsinha Modas, Online Store e Edna Fashion.

Usando peças exclusivas, Sheynna mostra o poder da mulher senamadureirense em cliques deslumbrantes. Sheyna leva o nome do município no concurso Miss Teen Acre, e concorre uma votação online, em que o resultado será a foto mais curtida e comentada. Clique AQUI, curta e comenta a foto da modelo.

O evento acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, no hotel Terra Verde, em Rio Branco.

Confira cliques exclusivos para coluna Douglas Richer, do site ContilNet da famosa fotógrafa Ryanna Glenda:

DOUGLAS RICHER, DO CONTILNET

Continue lendo

Outras

Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira

Publicado

em

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira apresentou um grande acréscimo no volume de suas águas nas últimas 24 horas. De acordo com dados repassados pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos D’Ávila, o manancial encheu 01,67 centímetros em relação a última medição realizada.

O rio está medindo 9,38 centímetros de profundidade. “Tem chovido muito e isso faz com que o manancial encha de forma acelerada, o purus também tem recebido muita água e acaba influenciando diretamente no Iaco”, disse Carlos D’Ávila.

Apesar da grande cheia nas últimas horas, ainda não há motivos para preocupação, visto que o rio está longe da corta de alerta que é de 14 metros, e principalmente da cota de transbordamento, que é de 15,20 centímetros.

Vale lembrar que o plano de contingência 2023 já foi elaborado durante uma reunião entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, e Ministério Público do Acre, na semana passada. Caso seja necessário, será posto em prática para socorrer as famílias afetadas.

Por Ricardo Amaral-AcreOnline

Continue lendo

Outras

Jovem representa Sena Madureira em concurso Miss Teen Acre e pede apoio em votação popular

A senamadureirense Bruna da Silva Chaves

Publicado

em

A senamadureirense Bruna da Silva Chaves, 18 anos, moradora do bairro centro, está representando o município no Concurso Miss Teen Acre 2023, e pede o apoio da população para que possa chegar a segunda fase.

É que nesta primeira etapa, está ocorrendo uma votação popular na página oficial do concurso https://instagram.com/oficialteenacre?igshid=Yzg5MTU1MDY= , onde a candidata mais bem votada passará a próxima fase, onde participará do desfile e será presenteada com uma segunda faixa, a de “Miss Popularidade”.

O Concurso está marcado para ocorrer no próximo dia 12 de Fevereiro, no hotel terra verde, em Rio Branco. Porém a votação popular já está ocorrendo e você pode ajudar a nossa conterrânea. Basta seguir a página do Concurso @oficialteenacre, curtir e comentar na foto da @brunna.chaves.503.

“Agradeço a todos que estão de mobilizando para demonstrar apoio, tendo em vista que isso é muito importante para mim. Quero colocar nosso município em posição de destaque nesse concurso, e para isso conto com a ajuda dos meus conterrâneos”, afirmou a jovem.

Para apoiar basta Seguir a página do Concurso @oficialteenacre, curtir e comentar na foto da @brunna.chaves.503

Por Ricardo Amaral -AcreOnline

Continue lendo

Trending