Conecte-se conosco

Outras

INSS: Veja o que fazer quando a análise do seu benefício ultrapassa o prazo

Os segurados do INSS

Publicado

em

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reclamam constantemente sobre os atrasos do instituto para retornar as solicitações de benefícios. Diante disso, surge o questionamento sobre a possibilidade de destravar o pedido que está em análise pela Previdência Social.

Quais os prazos do INSS?

De acordo com a Lei nº 9.874/1999, o prazo para que a autarquia responda a qualquer pedido é de até 30 dias. No entanto, este prazo pode ser ampliado em mais 30 dias caso surja alguma inconsistência, como a falta de documentação, por exemplo.

No entanto, de acordo com a Lei nº 8.213/1991, quando o benefício é concedido, o INSS tem um prazo de até 45 dias para começar a pagá-lo. Todavia, considerando a falta de servidores e a Reforma da Previdência, houve um aumento de serviço e consequentemente do acúmulo dos pedidos sem análise.

Nesse sentido, muitas pessoas ainda estão aguardando a verificação ou concessão do seu pedido. Em razão disso, o MPF (Ministério Público Federal) e a AGU (Advocacia Geral da União) elaboraram uma relação com novos prazos, limitados até junho de 2023. Veja como ficou:

Aposentadorias (exceto Aposentadoria por Invalidez) 90 dias;

Auxílio-acidente 60 dias;
Auxílio-reclusão 60 dias;
Benefício assistencial (BPC/LOAS) 90 dias;
Benefícios por incapacidade (Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez) 45 dias;
Pensão por morte 60 dias;
Salário-maternidade 30 dias.
Contudo, nem os novos prazos são respeitados pelo INSS. Sendo assim, veja o que fazer nesta situação.

Por Ester Farias