Conecte-se conosco

Política

MPAC e Prefeitura de Rio Branco tratam sobre vacinação, fura-filas e transparência na imunização

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues

Publicado

em

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, se reuniu nesta sexta-feira, 12, com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para tratar sobre o cronograma de vacinação, furas-filas e melhorias na transparência do processo de imunização de grupos prioritários para a Covid-19, em Rio Branco.

A agenda também teve a presença do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do MPAC, Sammy Barbosa Lopes, da promotora de Justiça de defesa do Patrimônio Público, Myrna Mendoza, e do secretário Municipal de Saúde, Frank Lima. Na ocasião, o MPAC destacou o trabalho do Gabinete de Crise da instituição, durante a crise gerada pela pandemia, e pediu ao Prefeito de Rio Branco, total acesso à lista de vacinados, para que o órgão acompanhe diariamente, o processo de imunização em Rio Branco.

O secretário Municipal de Saúde e o prefeito disseram que há falhas na alimentação do site do Governo Federal e que por isso, o número descrito no portal aparece bastante inferior ao que de fato foi consumado em vacinação na cidade de Rio Branco.

“O que preconizamos desde o início da nossa gestão, é a total transparência dos nossos atos. Infelizmente essa questão da vacinação está sendo alimentada num site do Governo Federal, o qual, infelizmente, apresenta problemas. Hoje o secretário de Saúde explicou a situação ao MPAC e entramos num acordo para que, a partir de agora, criemos um fluxo para repassar ao MPAC todas as informações relacionadas à vacinação, mesmo antes de serem publicadas pelo referido site”, explicou o prefeito.

A chefe do MP acreano destacou durante a reunião, as inúmeras denúncias que o órgão vem recebendo em relação a fura-filas e disse que o diálogo com as prefeituras são importantes para buscar soluções e tornar o processo de imunização, o mais transparente possível, sobretudo, nesse momento em que o Estado se prepara para iniciar a segunda fase da vacinação.

“Agradeço ao prefeito Tião Bocalom pela acolhida e reitero o nosso compromisso de trabalharmos juntos, pois esse é um momento que exige que estejamos unidos e o MPAC está à disposição da Prefeitura de Rio Branco nessa força-tarefa pela imunização transparente e eficaz da população”, disse a PGJ.

A Prefeitura de Rio Branco informou, ainda, que possui 123 vacinadores capacitados e 58 pontos de vacina em Rio Branco, com capacidade para vacinar até 15 mil pessoas por dia. O Município de Rio Branco recebeu 9.519 doses de vacina, das quais já foram aplicadas 7.500 doses. A partir da reunião, o prefeito se comprometeu a submeter diariamente ao MPAC, a lista de pessoas vacinadas em Rio Branco.

Surto de dengue e cheias do Rio

Outra pauta importante que o MPAC discutiu com a prefeitura, foi a questão das cheias do rio na capital e o surto de dengue. Para tanto, a procuradora-geral de Justiça disse ao Prefeito que o MPAC possui um grupo de trabalho para atuar especificamente nas questões de desastres naturais, como enchentes e alagações, e colocou o grupo (GPRD) à disposição do Poder Público para auxiliar a população, quando necessário.

Continue lendo