Conecte-se conosco

Política

Estado inaugura ambulatório especializado no atendimento à criança com epilepsia

Publicado

em

Com o objetivo de qualificar o atendimento às crianças que estão em investigação da epilepsia e de fortalecer o acompanhamento das que já realizam o tratamento no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), inaugurou nesta quarta-feira, 28, um ambulatório especializado no atendimento à criança com epilepsia.

O serviço funcionará na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, e atenderá, exclusivamente, pacientes com idades entre zero e 12 anos, referenciados de unidades básicas de saúde (UBS) em todo o estado. De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o ambulatório contribuirá para a consolidação da rede.

“A Saúde está trabalhando com ações planejadas e, de forma estratégica, voltadas para a prevenção. Esses atendimentos não serão porta aberta, ou seja, são pacientes regulados da atenção básica e que necessitam da assistência específica. Para casos de emergência, as nossas UPAs [unidades de pronto atendimento] e o Pronto-Socorro continuarão sendo a referência”, informou.

Para a gerente-geral da Policlínica, Luciana Carvalho, o ambulatório é um ganho para o estado. “É um momento histórico, onde vamos dar início ao que podemos chamar de projeto piloto. Aqui vamos poder filtrar os pacientes que realmente precisam do serviço”, disse.

“A nossa ideia é que as crianças que estão em investigação, ou que já possuem o diagnóstico fechado para a epilepsia, não fiquem sem atendimento, que sejam acompanhadas, e que tenham, devidamente, as suas receitas em dia. Daqui faremos, também, os encaminhamentos para outros serviços de saúde que se fizerem necessários”, explicou a neuropediatra Cholen Werklaenhg.

O que é a epilepsia

Conforme o Ministério da Saúde (MS), a epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito para os casos de epilepsia, desde o diagnóstico até o acompanhamento e tratamento necessários, inclusive o medicamentoso.

Por Agência de Noticias do acre/ Fotos Odair leal