Conecte-se conosco

Política

Governo entrega reforma de centro de apoio pedagógico a deficientes visuais

Publicado

em

Governo entrega reforma de centro de apoio pedagógico a deficientes visuais
Vitor Hugo Calixto fevereiro 28, 2023 – 14h27min
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), inaugurou a reforma do Centro de Apoio Pedagógico (CAP-AC) para atendimento a pessoas com deficiência visual e do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente Visual (Ceadv) na manhã desta terça-feira, 28, na sede da instituição, em Rio Branco.

O governador Gladson Cameli participou da solenidade e abordou seu compromisso com a educação inclusiva no Acre. “Meu objetivo é contribuir com a promoção da igualdade no Acre. Junto com a vice-governadora Mailza, trabalhamos para não perder tempo; quero que a nossa educação seja a mesma para todos, independente de renda, cor e raça”, disse Cameli.

O prédio, localizado na Estação Experimental, foi totalmente adaptado à acessibilidade. “Com a reforma, podemos ampliar o serviço que nós já ofertávamos. Vamos poder inscrever alunos nos cursos de alfabetização em braile, assinatura em tinta, orientação à mobilidade e expansão da informática digital acessível”, explicou a coordenadora-geral do centro, Cristina Nogueira.

A gestora ressaltou ainda que somente em 2022 os centros de apoio atenderam cerca de 180 alunos. Em 2023, até fevereiro já são contabilizados mais de cem alunos.


Sarah Kamilly Santiago frequenta os serviços do CAP-AC desde criança, quando perdeu grande parte da visão. “Eu pude aprender braile e informática, já estou aprendendo a usar o programa de edição de textos e pude aplicar o que aprendi aqui enquanto estava no colégio”, relatou.

Sarah recebe também utiliza tratamento fora do domicílio por meio da Secretaria de Saúde, concluiu o ensino médio e fundamental na rede pública, e agora ingressa na Universidade Federal do Acre, no curso de pedagogia.

“O processo de inclusão é essencial para a igualdade no ensino público. O centro de assistência presta esse importante serviço para a população desde a década de 1990. Aqui são feitos os trabalhos de formação de alunos e dos profissionais da educação, bem como a adaptação dos materiais escolares. Nosso objetivo é dar autonomia a esses estudantes, para que possam ingressar no mercado de trabalho”, frisou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

O que disseram
“O objetivo do governo é proporcionar igualdade e acessibilidade na educação estadual. A inauguração do centro traz um leque maior de possibilidades aos alunos e profissionais que frequentam o CAP-AC.”
Mailza, vice-governadora

“O projeto de inclusão que o Estado está levando às pessoas é essencial, pois dá dignidade a elas. A Assembleia Legislativa quer unir forças com o governo para ajudar ainda mais pessoas que precisam desse suporte.”
Eduardo Ribeiro, deputado estadual

“É uma vitória para a comunidade conseguir essa reforma.”
Alcides Bento, que fundou o Ceadv em 1989

Por Vitor Hugo Calixto- Agencia de Notícias do Acre

Fotos- Marcos Vicentti/Secom