Política
Governo entrega reforma de centro de apoio pedagógico a deficientes visuais

Governo entrega reforma de centro de apoio pedagógico a deficientes visuais
Vitor Hugo Calixto fevereiro 28, 2023 – 14h27min
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), inaugurou a reforma do Centro de Apoio Pedagógico (CAP-AC) para atendimento a pessoas com deficiência visual e do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente Visual (Ceadv) na manhã desta terça-feira, 28, na sede da instituição, em Rio Branco.
O governador Gladson Cameli participou da solenidade e abordou seu compromisso com a educação inclusiva no Acre. “Meu objetivo é contribuir com a promoção da igualdade no Acre. Junto com a vice-governadora Mailza, trabalhamos para não perder tempo; quero que a nossa educação seja a mesma para todos, independente de renda, cor e raça”, disse Cameli.
O prédio, localizado na Estação Experimental, foi totalmente adaptado à acessibilidade. “Com a reforma, podemos ampliar o serviço que nós já ofertávamos. Vamos poder inscrever alunos nos cursos de alfabetização em braile, assinatura em tinta, orientação à mobilidade e expansão da informática digital acessível”, explicou a coordenadora-geral do centro, Cristina Nogueira.
A gestora ressaltou ainda que somente em 2022 os centros de apoio atenderam cerca de 180 alunos. Em 2023, até fevereiro já são contabilizados mais de cem alunos.
Sarah Kamilly Santiago frequenta os serviços do CAP-AC desde criança, quando perdeu grande parte da visão. “Eu pude aprender braile e informática, já estou aprendendo a usar o programa de edição de textos e pude aplicar o que aprendi aqui enquanto estava no colégio”, relatou.
Sarah recebe também utiliza tratamento fora do domicílio por meio da Secretaria de Saúde, concluiu o ensino médio e fundamental na rede pública, e agora ingressa na Universidade Federal do Acre, no curso de pedagogia.
“O processo de inclusão é essencial para a igualdade no ensino público. O centro de assistência presta esse importante serviço para a população desde a década de 1990. Aqui são feitos os trabalhos de formação de alunos e dos profissionais da educação, bem como a adaptação dos materiais escolares. Nosso objetivo é dar autonomia a esses estudantes, para que possam ingressar no mercado de trabalho”, frisou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.
O que disseram
“O objetivo do governo é proporcionar igualdade e acessibilidade na educação estadual. A inauguração do centro traz um leque maior de possibilidades aos alunos e profissionais que frequentam o CAP-AC.”
Mailza, vice-governadora
“O projeto de inclusão que o Estado está levando às pessoas é essencial, pois dá dignidade a elas. A Assembleia Legislativa quer unir forças com o governo para ajudar ainda mais pessoas que precisam desse suporte.”
Eduardo Ribeiro, deputado estadual
“É uma vitória para a comunidade conseguir essa reforma.”
Alcides Bento, que fundou o Ceadv em 1989
Por Vitor Hugo Calixto- Agencia de Notícias do Acre
Fotos- Marcos Vicentti/Secom
Política
Senador Alan Rick receberá ministros Waldez Góes e Marina Silva no aeroporto de Rio Branco
Após publicar o reconhecimento da Situação

Após publicar o reconhecimento da Situação de Emergência de Rio Branco no Diário Oficial da União, o ministro Waldez Góes decidiu vir ao estado visitar as áreas inundadas pela cheia do Rio Acre. A notícia foi dada pelo senador Alan Rick, através das redes sociais neste sábado, 25.
O senador escreveu: “Acabo de receber a ligação do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, avisando que a situação de emergência de Rio Branco foi reconhecida. A publicação já está no DOU. O ministério está empenhado em aprovar ainda hoje o plano de trabalho referente a ajuda humanitária. E mais, Góes avisou que chegará ao Acre, amanhã, às 7:30h para acompanhar de perto toda a situação e anunciar as medidas de apoio do Governo Federal.”.
O ministro desembarcará com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no aeroporto de Rio Branco, às 7h30 da manhã, deste domingo, 26. Local onde concederão entrevista coletiva à imprensa ao lado das autoridades locais.
Em seguida, o senador Alan Rick acompanhará os ministros, o governador Gladson e o prefeito Bocalom em um sobrevôo nas áreas inundadas da capital.
Uma visita ao município de Brasiléia, onde o Rio Acre também já ultrapassou a cota de transbordamento está na agenda da comitiva. As autoridades sobrevoam o município e desembarcam no Parque Centenário, antigo hospital e depois visitam um dos abrigos da prefeitura.
“O ministro Waldez Góes tem se mostrado um parceiro do Acre. Nos últimos dias foram várias ligações demonstrando a nossa preocupação com as famílias atingidas. Em Brasiléia, coloquei o ministro em contato com a prefeitura durante a reunião de planejamento de toda a equipe envolvida no socorro às famílias. Ele tem dedicado uma atenção especial às nossas demandas, tanto que estará aqui conosco para nos ajudar a enfrentar tudo isso.” – disse o senador Alan Rick.
Do Acre, Waldez Góes e Marina Silva seguem para o Amazonas, onde também visitam áreas atingidas por inundações. Os ministros e caravana deixam Rio Branco às 12h.
Após o sobrevôo em Rio Branco, a comitiva pousa no CIEPs, faz uma parada a beira do São Francisco, no bairro Conquista – acesso pela Rua Itapuã, que fica próxima a escola Álvaro Rocha, e depois visita um abrigo – Escola Álvaro Rocha e/ou Anice Dib Jatene, Geraldo Fleming
Ascom
Política
Governo disponibiliza escolas para abrigar famílias vítimas da enchente em Rio Branco
O governo do Estado mobilizou todas as secretarias

O governo do Estado mobilizou todas as secretarias e servidores para ajudar a população atingida pela forte enchente que atinge Rio Branco. Mais de cinco mil famílias ficaram desalojadas e necessitaram de assistência do governo para encontrar um lugar seguro para se abrigar.
O governo disponibilizou escolas para servirem como abrigos temporários para as famílias afetadas pela enchente. Essas escolas foram preparadas para receber as pessoas de forma segura e oferecer condições básicas de conforto. Até o momento, 16 escolas receberam famílias.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), suspendeu as aulas temporariamente na manhã de sexta-feira, 24, nas escolas estaduais de Rio Branco. A suspensão das aulas visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários, bem como contribuir para minimizar os impactos causados pelas chuvas, com escolas sendo disponibilizadas como abrigo para as famílias afetadas.
Na capital acreana, 48 bairros foram atingidos pelos transbordamentos. Ao todo, mais de 22 mil pessoas foram afetadas, totalizando 5.500 famílias.
Gestora da Escola João Paulo II, Janete Bezerra, mobilizou a comunidade escolar para arrecadar donativos como roupas, colchões, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Algumas escolas como a Raimundo Hermínio de Melo, a Professor Josué Fernandes e o Centro de Línguas também foram afetados pelas águas.
Segundo a coordenadora administrativa Susi Estefani da Silva, do Colégio Militar Tiradentes, localizado no Bairro Calafate, a unidade de ensino está funcionando como uma central para receber os servidores das polícias Militar e Civil, com quatro salas disponibilizadas, além da quadra de esportes, mas caso tenha uma demanda maior, 10 salas serão disponibilizadas.
A Escola João Paulo II, localizada no Bairro Sobral, recebeu 12 famílias do bairro Ayrton Senna, um total de 48 pessoas, distribuídas em 10 salas de aula.
“Sabemos que a escola é da comunidade e nós estamos de portas abertas para recebê-la. É uma dinâmica diferente, mas necessária. Não podemos virar as costas em um momento tão importante de calamidade pública. São os prédios que estão à disposição”, declarou a gestora da Escola Santa João Paulo II, Janete Bezerra.
A comunidade escolar da João Paulo II está arrecadando roupas, colchões, fraldas descartáveis, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias.
Escolas que abrigam comunidades
Núcleo Baixada I
* Alcimar Leitão
* Ilka Maria
* Raimundo Gomes
Núcleo Integral/Militares
*Sebastião Pedrosa
*Tiradentes
Núcleo Quinze
*Roberto Sanches Mubarac
*Terezinha Miguéis
*Zuleide Pereira
Bosque
*João Batista Aguiar
Centro
*Mário de Oliveira
Baixada II
*João Paulo II
*Heloísa Mourão Marques
*Ramona Mula de Castro
*Ayrton Sena
S.Francisco/T.Neves
*Berta Vieira
Belo Jardim
*Lourival Pinho
Por Clícia Araújo- Agencia de Notícias do Acre
Fotos: Alexandre Noronha/Semapi
Política
Com emendas de Alan Rick, Assis Brasil ganha nova sede do Ministério Público e equipamentos agrícolas
Na última sexta-feira, 24, o senador Alan Rick

Na última sexta-feira, 24, o senador Alan Rick (União Brasil) participou da inauguração da sede do Ministério Público em Assis Brasil, construída com emenda de R$ 600 mil destinada quando Alan ainda era deputado federal. O terreno foi doado pela prefeitura.
Até então o Ministério Público funcionava em prédio alugado no município. A sede própria está localizada na Rua João José Bonfim, no Centro da cidade.
Outras duas unidades do MP serão construídas com emendas destinadas pelo parlamentar. A de Xapuri e a de Tarauacá. Investimento de mais de R$ 1,7 milhão.
A inauguração da unidade de Assis Brasil ocorreu 9 meses após o lançamento da pedra fundamental para o início das obras. O procurador geral do Estado, Danilo Lovisaro, disse que a construção é um marco para ele e para a história do MP. “Estamos inaugurando uma estrutura que ficou impecável, graças a essa parceria com o Senador. Então deixo meu agradecimento do Ministério Público do Acre por essa dedicação. Por colocar o mandato à disposição do fortalecimento das instituições” – falou.
No início da tarde de sexta-feira, 24, o senador ainda participou da entrega de equipamentos agrícolas na sede da prefeitura de Assis Brasil. Foram 7 beneficiadoras de arroz e 2 trilhadeiras. Em breve, o município terá também a Unidade Mista de Saúde toda reformada e com novos equipamentos para melhor atender a população. Todos esses investimentos estão sendo realizados com recursos de emendas destinadas pelo senador, quando ainda era deputado federal. Foram quase R$ 5 milhões direcionados a essas e outras ações que beneficiam diretamente a população de Assis Brasil.
Alan Rick comemorou. “É a concretização de mais uma parte do trabalho ainda como deputado por Assis Brasil. Foram entregas importantes para o município e logo mais voltaremos para a inauguração da Unidade Mista de Saúde nova e equipada também como resultado desse trabalho que já continua no Senado Federal.” – disse.
“São ganhos extraordinários para Assis Brasil. Nossa cidade está a poucos dias do aniversário de 47 anos e ganha, antecipadamente, estes grandes presentes” – destacou o prefeito Jerry Correia.
* Em Brasiléia*
Após a passagem em Assis Brasil, o senador cumpriu agendas em Brasiléia. Participou da reunião com os integrantes da Sala de Situação para o planejamento das ações na enchente que já atinge o município. Na oportunidade, o senador colocou o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em contato com toda a equipe que está mobilizada para atender as famílias atingidas.
Em seguida, o senador visitou as famílias que moram nos locais atingidos ao lado da prefeita Fernanda Hassem e esteve com a sociedade civil para apresentar o Estatuto Nacional da Simplificação das Obrigações Tributárias Acessórias, que está em tramitação no senado com relatoria do parlamentar.
-
Policial4 anos atrás
Policial militar evita assalto e é ferido com arma branca
-
Esporte4 anos atrás
Esporte – Sena Futsal vence o Villa e garante classificação no estadual
-
Policial2 anos atrás
Ampliação do efetivo policial reforça a Segurança Pública do Acre
-
Outras1 mês atrás
Modelo que teve lábio arrancado por pit bull celebra cirurgia de reconstrução
-
Outras2 meses atrás
Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira
-
Policial3 anos atrás
Vídeos mostram mulheres supostamente ligadas a facções “apanhando de pau”
-
Policial2 anos atrás
PC de Sena identifica infratores que estariam loteando e vendendo terras indevidamente na estrada de Manoel Urbano
-
Outras2 anos atrás
Moradora de Sena Madureira, Dona Graça do Evangelista, morre em Porto Velho
Você precisa fazer login para comentar.