Conecte-se conosco

Outras

Qual o Score mínimo necessário para financiar um carro ou moto?

Publicado

em

Você quer financiar um carro ou moto mas não sabe qual o score mínimo ideal para isso? Vamos descobrir qual é agora!

A compra de um automóvel novo, seja ele um carro ou moto, é um desejo compartilhado por milhares de brasileiros. No entanto, devido ao custo elevado desses bens, muitas vezes a alternativa mais viável é buscar um financiamento bancário.

Porém, para que este caminho se torne uma realidade, é necessário atender a determinados pré-requisitos estabelecidos pelas instituições financeiras, incluindo a saúde do seu nome e uma pontuação de crédito satisfatória. Se o seu financiamento foi recusado devido à pontuação do seu score e você está buscando entender o que é necessário para conquistar a tão sonhada aprovação, continue conosco nesta leitura.

Como funciona o score de crédito?
A avaliação do score de crédito é uma ferramenta utilizada pelas entidades financeiras, como o SPC e Serasa, para analisar o comportamento financeiro do consumidor. Essa métrica reflete a maneira como o indivíduo lida com suas obrigações financeiras, considerando fatores como a quantidade de dívidas e a pontualidade nos pagamentos.

Através desse conjunto de informações, os bancos e outras instituições conseguem determinar o risco de conceder créditos, financiamentos ou outros serviços. Em resumo, o score de crédito é um retrato da saúde financeira do solicitante, orientando a decisão dos credores.

Score ideal para financiar carro ou moto
Antes de mais nada, é fundamental compreender que a aprovação de um financiamento não se baseia exclusivamente em uma métrica padrão de score de crédito. Não há um número mágico que garanta a liberação de crédito por um banco.

A decisão de conceder um financiamento considera uma combinação de fatores. Claro, o score de crédito desempenha um papel importante, mas a relação prévia do cliente com o banco, o histórico de crédito e a conduta financeira em acordos anteriores também entram na equação. Ou seja, o score funciona como um termômetro, mas não é a única variável na equação.

Cada instituição financeira tem suas próprias diretrizes e critérios para avaliar o risco associado a um cliente. Por exemplo, em conversas com representantes da BV Financeira, foi mencionado que um score próximo de 700 é visto como favorável para quem deseja financiar um veículo.

É pertinente salientar que o score de crédito é calculado em uma escala que vai de 0 a 1000. Estar mais próximo de 1000 significa ser percebido como um cliente confiável aos olhos das financeiras, enquanto um número mais baixo pode indicar possíveis pendências ou históricos de inadimplência. Em suma, enquanto o score é uma ferramenta valiosa, é apenas uma peça do quebra-cabeça financeiro.

Por Ricardo /Jornal Contabil

Publicidade