Conecte-se conosco

Política

AGU afirma que “está analisando” falas de Lula sobre “golpe” sofrido por Dilma

Advocacia Geral da União declarou

Publicado

em

 

Advocacia Geral da União declarou está analisando as falas do presidente Lula (PT), durante viagem à Argentina, quando declarou que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um “golpe de Estado”.

A AGU acatou uma representação do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e do vereador Glauco Novello Braido (PSD), de São Bernardo do Campo, que pediram a abertura de um “procedimento judicial” contra o presidente para responsabilizá-lo por “seus graves atos”.

“A representação está em análise”, informou o órgão em nota. “A AGU tem suas competências definidas em lei e atua normalmente. A requisição do deputado será analisada e respondida como qualquer requerimento parlamentar que chegar à casa. Até 15 dias”, afirmou o órgão.

Kataguiri foi o primeiro parlamentar a acionar a Procuradoria Nacional da União de “Defesa da Democracia”, órgão instituído pelo governo petista, contra Lula. Uma das atribuições dessa procuradoria, segundo o Diário Oficial da União, é o “enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”, o que pode enquadrar a fala de Lula, já que o processo de impeachment de Dilma cumpriu todos os ritos, conforme a Constituição Federal.

As falas de Lula também foram usadas como embasamento para dois pedidos de Impeachment protocolados na Câmara dos Deputados em menos de uma semana.

Hora Brasília