Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil no céu: Policiais Civis se qualificam como pilotos e integram equipe do Ciopaer

Criado no ano de 2009, o Centro Integrad

Publicado

em

Criado no ano de 2009, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é composto por homens das forças de segurança do estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar e conta com 04 aeronaves, sendo dois helicópteros (asas móveis) e dois aviões (asas fixas), sendo um deles multimotor que estão à disposição da população acreana, sendo quase que diariamente utilizadas para fins de resgate, salvamento, transporte, operações em saúde, operações em segurança pública e no combate a crimes ambientais.

O Ciopaer possui em seu quadro de pessoal 09 pilotos, sendo três deles Agentes de Policia Civil do Acre. Nayck Trindade de Souza, piloto de helicóptero, Alexandre Carlos Magalhães Vasconcelos, piloto de helicóptero e Felipe Thomas da Costa Oliveira piloto de avião. O Ciopaer conta também com 10 tripulantes sendo dois deles da Polícia Civil. José Otavio Cordeiro Barros, hoje tripulante mas, com ascensão em nível de piloto, em processo de adquirir conhecimento cientifico e Orismar de Oliveira Lima, que já possui curso teórico de piloto.

Nayck Trindade de Souza ingressou como tripulante (operador aerotático) e ascendeu como piloto de helicóptero, está na polícia civil desde 2003. O piloto possui vários cursos na área de aviação: Tripulante Operacional, Teórico de Piloto de Helicóptero, Teórico de Piloto de Avião, Curso Prático de piloto de Helicóptero, Curso de Sistemas de Gerenciamento e Segurança Operacional, Curso de Gerenciamento de Cabine (CRM), Curso Teórico de Piloto Comercial de Helicóptero, 25 horas práticas de vôo por instrumento (IFR).

Outro piloto também formado, já no Ciopaer, é Alexandre Carlos Magalhães Vasconcelos hoje piloto de helicóptero e com vários cursos de formação na área de aviação, Tripulante Operacional, Teórico de Piloto Privado de Helicóptero, Curso Prático de piloto de Helicóptero, Curso de emergências para operações helitransportadas, Sistema de Gerenciamento e Segurança Operacional, Curso Teórico de Piloto Comercial, Curso de Gerenciamento de Cabine (CRM), 25 horas práticas… (cont. nos comentários)

Ascom