Conecte-se conosco

Outras

Anatel inaugura laboratório para combater TV Box pirata

Publicado

em

Agência já apreendeu cerca de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou, nesta sexta-feira (1º), o Laboratório Antipirataria, especializado em analisar equipamentos TV Boxes usados para captar canais e conteúdos por assinatura de forma clandestina.

A inciativa integra o Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) e é resultado de uma parceria com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Em fevereiro deste ano, cerca de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos foram apreendidos e mais de 1,4 mil endereços bloqueados, que habilitavam ilegalmente o funcionamento dos TV Boxes piratas. Conforme a Anatel, equipamentos de nove fabricantes e mais de 30 modelos de TV Box também tiveram operação interrompida

De acordo com o superintendente de Fiscalização da agência, Hermano Barros Tercius, o laboratório tem capacidade de analisar até cem equipamentos piratas de forma simultânea.

Decisões judiciais
Além do laboratório, a Anatel quer ampliar parcerias com outros órgãos para execução de ordens judiciais de bloqueio dos aparelhos. “A Anatel possui o cadastro completo dos prestadores de banda larga do país. Sabe quais são os mais relevantes quanto à conectividade e à quantidade de acessos e tem contato constante com os prestadores de serviços de telecomunicações. Isso coloca a agência em uma posição estratégica para a coordenação da execução de decisões de bloqueio, sejam administrativas ou judiciais. E essa coordenação se faz muito necessária em um ambiente aberto como a internet, em que há desde pequenos provedores de conexão até grandes plataformas tecnológicas de comércio e de serviços virtuais”, explicou o superintendente.

Por Agência Brasil

Outras

Auxílio-gás: beneficiários podem comemorar pagamento este mês

Publicado

em

Valor do auxílio-gás este mês poderá ser menor do que o mês de agosto

Sim! O auxílio-gás retorna neste mês de outubro e os beneficiários do programa já podem respirar aliviados. Trata-se de um benefício que auxilia famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha, essencial para sua qualidade de vida.

Contudo, o valor neste décimo mês do ano pode ser um pouco mais baixo que há dois meses. Vamos explicar a seguir.

Em agosto, o programa social atendeu mais de 5,6 milhões de beneficiários, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O auxílio retorna sem um valor definido até o momento, mas já é possível fazer uma previsão do valor com base no preço médio do gás de cozinha. Em agosto, foi de R$ 108, correspondente ao valor integral da média nacional do valor do botijão de gás de 13kg.

O valor correto só terá divulgação a partir do dia 10. Todavia, conforme os relatórios divulgados pela agência, a média do GLP 13kg nesse período foi de R$ 103,74, o que pode fazer com que o benefício seja ainda menor que o de agosto.

Auxílio-gás
De acordo com as regras deste benefício, os pagamentos ocorrem a cada dois meses. Como o último aconteceu em agosto, o próximo ocorre neste mês de outubro.

O número de contemplados caiu consideravelmente de 2022 para este ano. Até dezembro eram 5,9 milhões de famílias contempladas, enquanto em agosto foram 5,6 milhões de beneficiados.

O cronograma de pagamentos segue uma ordem estipulada pelo último número de Número de Identificação Social (NIS), seguindo o calendário do Bolsa Família.

Requisitos para receber o auxílio-gás
Assim, todos os que estão inscritos no Bolsa Família recebem o Vale-gás, além dos inscritos no CadÚnico, sistema do governo que inclui beneficiários para programas sociais. Para isso, é necessário que esteja dentro dos requisitos, ou seja:

Possuir renda mensal total igual ou inferior a meio salário mínimo per capita, incluindo recursos provenientes de programas sociais;
Tem na composição familiar um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja ou não inscrito no CadÚnico.
Lembrando que o benefício destina-se especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica e alguns outros grupos mais vulneráveis.

Como se inscrever no auxílio-gás?
Para se inscrever no auxílio-gás é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou outra unidade de atendimento em seu município de sua localidade. Caso esteja regular sua inscrição, o repasse acontece pelo Caixa Tem.

Calendário de outubro do auxílio-gás
Os pagamentos do auxílio-gás este mês ocorrem junto com o Bolsa Família. Confira as datas!

NIS final 1: 18 de outubro;

NIS final 2: 19 de outubro;

NIS final 3: 20 de outubro;

NIS final 4: 23 de outubro;

NIS final 5: 24 de outubro;

NIS final 6: 25 de outubro;

NIS final 7: 26 de outubro;

NIS final 8: 27 de outubro;

NIS final 9: 30 de outubro;

NIS final 0: 31 de outubro.

Como será o pagamento do auxílio-gás?
O Responsável Familiar (RF) do Auxílio-Gás terá o benefício depositado em conta digital ou bancária.

Se o RF não tiver acesso a nenhuma das contas oferecidas, será criada uma conta de poupança digital social, quando possível.

Podem retirar o valor nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, usando o mesmo cartão e senha que já utilizam para o Auxílio Brasil (Bolsa Família).

O pagamento do Auxílio Gás será realizado ao RF, com prioridade para as mulheres, caso elas sejam indicadas no Cadastro Único.

Para famílias não registradas no Cadastro Único que recebem o BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao seu Responsável Legal.

Por Ana Luzia Rodrigues Jornal Contabil

Continue lendo

Outras

Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos confira!

Publicado

em

Outros órgãos ainda podem aderir à nova modalidade de seleção

O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas que fizeram a adesão ao processo seletivo. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março.

Inicialmente, o governo tinha anunciado a disponibilidade de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públicos aderiram ao concurso unificado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, há possibilidade de outros órgãos participarem até a assinatura do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse.

O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante. A pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi incluída a cidade de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, onde há uma grande população indígena.

A ideia do governo é que o concurso unificado se torne a principal a principal forma de fazer seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos.

A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro haverá uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.

No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois dessa escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

De acordo com a ministra, os temas cobrados nas provas serão divulgados no edital, mas não haverá muita diferença em relação aos cobrados nos concursos atuais. “Todo mundo que já se prepara para concursos públicos estará preparado, podem ficar tranquilos. Não haverá mudança radical no conteúdo”, afirmou Esther Dweck.

Confira as instituições que aderiram ao Concurso e o número de vagas de cada uma delas:

. Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502

. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 742

. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 520

. Ministério da Gestão e Inovação e transversais – 1480

. Ministério da Saúde – 220

. Ministério do Trabalho e Emprego – 900

. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – 30

. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – 50

. Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – 40

. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – 40

. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 35

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 895

. Ministério da Justiça e Segurança Pública – 100

. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 296

. Ministério da Cultura – 50

. Advocacia-Geral da União (AGU) – 400

. Ministério da Educação – 70

. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – 40

. Ministério dos Povos Indígenas – 30

. Ministério do Planejamento e Orçamento – 60

Por Agência Brasil

Continue lendo

Outras

Em Sena Madureira: Mazinho Serafim é internado às pressas após sentir fortes dores

Publicado

em

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, foi internado às pressas na última segunda-feira (2), em Rio Branco, com fortes dores renais. Logo que sentiu o desconforto, saiu de Sena Madureira, por conta própria, com destino à capital.

A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.

O prefeito segue internado nesta terça-feira (3), no Hospital do Rim, e seu quadro de saúde é estável. Ele está sendo medicado e deve passar por alguns exames.

A assessoria negou os boatos que apontavam para a necessidade de uma UTI aérea para São Paulo. “Não é verdade. Ele está estável e fazendo os exames. O prefeito está lúcido e conversando com seus familiares”, informou a equipe.

Por Redação ContilNet

Continue lendo

Trending