Conecte-se conosco

Política

Governo bloqueia Bolsa Família de famílias suspeita de irregularidade no cadastro

Na última semana de pagamentos do Bolsa Família

Publicado

em

Na última semana de pagamentos do Bolsa Família em março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou o início de uma nova etapa do processo de Qualificação Cadastral de 2023. O objetivo foi bloquear os depósitos de quem possuí suspeita de irregularidade no cadastro. Essa ação já gerou confusões em alguns cantos do país.

De acordo com o MDS, foi feita a “antecipação dos bloqueios de benefícios decorrentes da Averiguação Unipessoal“. Isso significa que famílias unipessoais, ou seja, compostas por uma única pessoa sofreram com o bloqueio do seu Bolsa Família. Para voltar a receber esses grupos terão que provar cumprir com os limites de renda familiar, de até R$ 218 por pessoa.

Além do Bolsa Família, também estão passando pelo processo de averiguação cadastral os inscritos em outros programas, como: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com o governo federal, existem 8,2 milhões de cadastros unipessoais no Cadastro Único. Desse número, 4,9 milhões recebem o Bolsa.

Os bloqueios serão efetivados em abril, ou seja, deixam de acontecer no próximo mês a partir do dia 14. Preocupados, alguns beneficiados já começaram a reagir. Na última sexta-feira (31), a unidade do Cadastro Único em Natal (RN) ficou lotada e com uma fila extensa, a maioria de pessoas que já estavam com benefício bloqueado.

Como desbloquear o Bolsa Família?
De acordo com as informações do MDS, o objetivo da Averiguação Cadastral Unipessoal é verificar possíveis inconsistências na composição familiar. Caso seja constatado que os cadastros unipessoais são, na verdade, de pessoas que moram com suas famílias, mas fingiram viver sozinhos, o pagamento do benefício é descontinuado.

Constando que o recebimento do auxílio é irregular, o bloqueio começa em abril. O representante da família terá até julho para comprovar que cumpre com os critérios de renda e recebe até R$ 218 no mês.

Quais os critérios para financiar pelo Minha Casa Minha Vida? Listamos tudo o quê você precisa saber
Para comprovação será preciso comparecer até a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) apresentando documento com foto, e respondendo uma entrevista socioeconômica.

Caso não cumpra com o prazo até julho desse ano, o benefício será cancelado. Nesse caso não há mais chance de voltar a recebê-lo. O governo já havia feito bloqueios de benefícios em março, mas os que conseguiram comprovar a necessidade de recebimento do Bolsa Família já voltaram a receber.

Fonte FDR: