Outras
Conheça 5 superalimentos que retardam o envelhecimento após os 40 anos
Nutricionistas revelam que alguns superalimentos podem retardar o envelhecimento. Confira 5 dicas acessíveis para incluir na dieta
Embora seja um processo natural, o envelhecimento pode ser assustador para muitas pessoas, principalmente porque pode representar um fator de risco para diversas doenças.
A busca pela fonte da juventude fatura milhões em diversas indústrias — entre as quais se incluem a dos cosméticos, a farmacêutica e até a cinematográfica. No entanto, retardar a ação do tempo na aparência pode ser mais fácil do que você imagina, e a resposta não está em fórmulas mágicas, mas sim na alimentação.
Envelhecer bem exige esforços desde a juventude
Mas não é qualquer nem todo tipo de alimento. Os superalimentos — opções que fornecem muitos nutrientes diferentes e são de baixa caloria — são aqueles que podem ajudar a retardar esse processo. Restringindo ainda mais esse grupo, alguns itens específicos contêm nutrientes relacionados à desaceleração do envelhecimento.
“Algumas de nossas necessidades nutricionais podem mudar à medida que envelhecemos; portanto, incluir alguns superalimentos específicos na dieta pode ajudar as pessoas a terem uma vida saudável à medida que envelhecem”, explicou a nutricionista Lauren Manaker ao portal Eat This.
A seguir, confira uma seleção de superalimentos que ajudam a retardar o envelhecimento após os 40 anos.
1 – Mirtilos
O mirtilo possui nutrientes que beneficiam o organismo
Também em entrevista ao portal, a especialista Mary Sabat explica que os mirtilos são repletos de antioxidantes chamados flavonoides, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação, dois dos principais contribuintes para o envelhecimento.
O consumo da fruta contribui para a saúde do cérebro, retarda o envelhecimento cognitivo, previne a demência, a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo relacionado à idade
2 – Morangos
Rico em vitamina C e em ácido fólico, o morango combate o acúmulo de colesterol ruim
Os morangos sâo uma ótima fonte de vitamina C. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Alzheimer’s Disease, esse nutriente pode frear o declínio cognitivo relacionado à idade.
Outro estudo mostra que comer frutas vermelhas mais de duas vezes por semana pode atrasar o envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos.
3 – Abacate
Abacate traz muitos benefícios para o organismo
O fruto é um dos melhores superalimentos para a pele. De acordo com Sabat, o abacate é rico em gorduras saudáveis, principalmente gorduras monoinsaturadas, que ajudam a nutrir a pele e a reduzir a inflamação e, por isso, promove uma aparência mais jovem
4 – Amêndoas
Amêndoas são fonte tanto de fósforo como de potássio
Rico em vitamina E, esse superalimento tem ação antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos UV e promove a reparação e regeneração da pele. Um estudo publicado na Phytotherapy Research mostrou que mulheres na pós-menopausa que consumiram amêndoas como lanche diário observaram, em média, maior redução no tamanho e na intensidade das rugas na pele.
5 – Romã
As especialistas em nutrição ressaltaram os benefícios da fruta
Como um ótimo antioxidante, essa fruta tem sido associada à redução dos fatores de risco de doenças cardíacas, à melhora da saúde e da cognição do cérebro e à proteção da pele no processo de envelhecimento. Além de reduzir a inflamação, as romãs protegem dos raios UV, promovem a produção de colágeno e melhoram a textura e a elasticidade da pele.
por Andressa Reis, Claudia Meireles – METRÓPOLES