Conecte-se conosco

Policial

Familiares de presos fecham ponte metálica e ruas do Centro de Rio Branco em protesto

Familiares de presos realizam uma

Publicado

em

Familiares de presos realizam uma série de manifestações no centro de Rio Branco na manhã desta terça-feira (27) contra medidas do Instituto de Administração Penitenciária. Mais cedo, os manifestantes, a maioria mulheres e mães de presos, fecharam o acesso à ponte Juscelino Kubitschek (metálica) e de depois ocuparam a frente da sede do Ministério Público Estadual e interditaram a rua Marechal Deodoro, acesso ao órgão. As interdições paralisaram o trânsito na região central da capital.

A manifestação faz parte do conjunto de protestos dos presos que desde ontem estão em greve de fome nos presídios do Acre. Eles pedem a flexibilização nas visitas e melhoria na alimentação.

Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, os presos recebem visitas a cada 15 dias.

 

Já os familiares de detentos reclamam da rigidez da Portaria 1. 268 baixada em 2019 que estabelece para quem for visitar um preso uma série de regras entre elas a comprovação de idoneidade e inexistência de inquérito policial, processo criminal, por meio de certidão e extrato de consulta processual e antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal e Estadual do local onde residiu nos últimos cinco anos.

Ainda de acordo com os familiares são servidas três refeições diárias no presídio Francisco D’Oliveira Conde. Os detentos pedem cinco.

Ao Notícias da Hora, o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Glauber Feitoza, afirmou que o protesto tem cunho político. Ele disse, porém, que a gestão do Iapen e a Secretaria de Segurança têm atendido a vários pedidos dos familiares.

WhatsApp_Image_2022-09-27_at_10.27.30.jpeg

“A última reunião foi na segunda-feira passada justamente para a gente atender a esses pontos. Vale lembrar que houve um salto na presença efetiva do Estado no presídio a partir de 2019.
Mas esse é um movimento de certa forma político. A todo momento tem tido diálogo, seja pelo Iapen ou pela Secretaria de Segurança Pública”, ressaltou.

Atualização às 10h35 – A ponte Juscelino Kubitschek foi liberada. Os manifestantes ocupam o cruzamento da rua Marechal Deodoro com a avenida Ceará, no Centro de Rio Branco.

Luciano Tavares, do Notícias da Hora

Policial

Força-tarefa cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra líderes de facção no Acre

Publicado

em

A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC), cumpriu na manhã desta terça-feira (06/12/2022), (08) oito mandados judiciais, sendo 03 (três) de prisão preventiva e 05 (cinco) mandados de busca e apreensão para reprimir crimes de integrar organização criminosa. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

A investigação conduzida pela Força-Tarefa de Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, contou com a participação de 26 (vinte e seis) policiais no cumprimento dos mandados.

As investigações iniciaram-se em abril de 2020, quando da deflagração da Operação Partum I, através da qual logrou-se êxito em prender dezenas de integrantes da organização criminosa, coletando provas quanto a participação de outras pessoas, as quais são objetos da presente investigação. A partir desta operação foi possível identificar diversos indivíduos que integram facção criminosa.

Cerca de 10KG de entorpecentes foram apreendidos na ação de hoje.

Os envolvidos responderão pelos crimes de integrar organização criminosa, cujas penas podem chegar a 12 (doze) anos de prisão.

Assessoria Polícia Civil

Continue lendo

Policial

Em Sena Madureira,Polícia Penal cumpre mandados de prisão e prende dois monitorados por tornozeleira eletrônica

Cumprindo mandados judiciais, policiais

Publicado

em

Cumprindo mandados judiciais, policiais penais que atuam no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, reconduziram a unidade prisional dois monitorados por tornozeira eletrônica nesta segunda-feira (05).

Segundo informações repassadas pelos PP’s, os monitorados estavam descumprindo as regras do monitoramento eletrônico, fazendo com que a justiça expedisse os mandados em desfavor de ambos.

As prisões foram estudadas nos bairros Jardim Primavera, e Cristo Libertador. Com a regressão de pena, eles ficarão a disposição da justiça voltando a cumprir suas penas em regime fechado.

Diário do Purus

Continue lendo

Policial

TJAC empossa novos juízes de Direito substitutos no Dia da Justiça

O Tribunal de Justiça do Acre

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) irá empossar quinze juízes de Direito substitutos na próxima quinta-feira, 8. A sessão solene de posse ocorrerá às 10h, no Plenário do tribunal.

Com a posse, os novos magistrados somarão com os atuais 52 juízes de Direito e o Poder Judiciário do Acre ficará com 78 magistrados, somando o primeiro grau de jurisdição, e os onze desembargadores que compõem atualmente o Pleno Jurisdicional.

O edital do concurso para ingresso na magistratura do Estado do Acre foi aberto em dezembro de 2018, com as inscrições iniciadas em janeiro de 2019. Em 2021, em razão das restrições sanitárias decorrentes do estado de pandemia da COVID-19 no país, o certame foi suspenso e retomado em abril de 2022.

O concurso teve 2.711 inscritos e foi composto por cinco etapas. A primeira com a objetiva seletiva; a segunda a discursiva e prática de sentença; a terceira com a inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato, exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica; a quarta foi a prova oral; e, a quinta etapa a avaliação de títulos.

TJAC

Continue lendo

Trending