Outras

Com menino de 5 anos internado com pneumonia grave, família faz campanha para arrecadar recursos no AC

Publicado

em

O menino Vinicius Melo Batista, de 5 anos, foi diagnosticado com pneumonia grave e luta pela sobrevivência no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A criança deve ser transferida para Rio Branco pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) nesta quinta-feira (23).

Vinicius deu entrada no hospital no dia 1º de maio com um quadro de pneumonia grave, que afetou 100% dos pulmões. O pai do menino, o músico e servidor público, Ulisses Batista, disse que o quadro era para intubação, mas que ele não permitiu e o garoto ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Após dez dias, o menino teve um derrame na pleural do pulmão. “Ficamos acompanhando com raio-X, medicação, tomografia e no último exame foi detectado uma fibrose pulmonar com suspeita de necrose. Só tem um médico aqui no Acre que faz essa cirurgia, foram mandadas as imagens para o médico, mas preferiu avaliar ele pessoalmente. Estamos indo para Rio Branco”, contou o pai.

Cruzeiro do Sul enfrenta um surto de doenças respiratórias com a circulação de ao menos três vírus predominantes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O H1N1 é o mais frequente e tem causado um aumento no número de pacientes que procuram as unidades de saúde.

Entre segunda (20) e essa quarta-feira (22), duas crianças, uma de 2 anos e 10 meses e outra de 9 anos, morreram com pneumonia aguda em Cruzeiro do Sul. O g1 conversou com o pai de Isis Emanuelle da Silva Rodrigues, uma das vítimas fatais, ele contou que a doença evoluiu muito rápido.

No último dia 14, o governo estadual decretou situação de emergência em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e da superlotação dos leitos de terapia intensiva. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 90 dias.

Cirurgia em Rio Branco
Ainda segundo o pai, a cirurgia é feita pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e também pela rede particular, sai por R$ 84 mil. Por conta dos gastos na viagem, a família iniciou uma campanha para arrecadar recursos.

“Pode ser que o médico não opere ele e encaminhe para Porto Velho [RO]. Não sabemos ainda. Vamos para uma avaliação. Estamos pedindo ajuda para ir para Rio Branco e para uma possível cirurgia particular”, confirmou.

Nesta quinta, o músico disse que o filho teve uma piora com dores no tórax. “Aqui está um caos em relação à pneumonia. As crianças que morreram não estavam com o quadro tão grave como do Vinicius e, infelizmente, não resistiram”, lamentou.

Por Aline Nascimento, g1 AC

Trending

Sair da versão mobile