Policial
Segurança Pública realiza 2ª fase da Operação Guardiões da Cidade em Rio Branco
Os carros parados estrategicamente na lateral da avenida, com cones posicionados em fileira, anunciavam o início das abordagens da Operação Guardiões da Cidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da Polícia Militar (PMAC), neste sábado, 18, em Rio Branco.
A operação, que já está na segunda fase, tendo sido a primeira realizada no começo de maio, tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e garantir o direito de ir e vir de toda a sociedade acreana, por meio de abordagens de ponto fixo e móvel nos bairros da capital, visando recuperar veículos roubados.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que as operações são fundamentais para o combate à criminalidade. “Operações como a Guardiões acontecem durante todo o ano, com a atuação de todo o Sistema Integrado de Segurança Pública [Sisp], sendo essencial para a redução dos índices de violência e para assegurar a sensação de segurança da população”, diz.
O comandante da operação, capitão Edjanio Maciel Moraes, explica que a ação vai se estender por todos os fins de semana de maio. Haverá no mínimo 30 policiais atuando, tanto em bloqueios fixos e móveis nas regiões, por meio de rondas com as viaturas.
A operação envolve a Polícia Militar, o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e o Batalhão Ambiental, que, juntos, neste fim de semana realizaram bloqueios e rondas nos bairros Belo Jardim, Santo Afonso, Rosalinda e avenidas Chico Mendes e Amadeu Barbosa.
Foram abordados 46 veículos, 69 motocicletas, 22 pessoas a pé e 10 bicicletas, além de terem sido efetuadas duas remoções e a apreensão de uma arma do tipo submetralhadora com carregador e munições.
Por Ila Verus- Agência de Notícias do Acre
Fotos: Dhárcules Pinheiro/Sejusp