Política

Estado e Senai concluem mais um curso de produção de gamelas de madeira

As gamelas de madeira, além de serem peças artesanais de decoração

Publicado

em

As gamelas de madeira, além de serem peças artesanais de decoração, são produzidas, no Acre, a partir da reutilização de resíduos florestais, procedimento característico da economia sustentável. O incentivo à confecção desses artefatos ganhou um reforço na sexta-feira, 14, quando foi encerrado, em Rio Branco, mais um curso destinado a 11 artesãos, realizado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e de Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com o Senai.


Com carga de 120 horas, a capacitação foi ministrada pelo Senai e financiada pelo Programa REM Acre. Os participantes receberam dois certificados, um de segurança no trabalho de confecção das gamelas, que exige a utilização de motosserra, e outro de produção das peças.

De acordo com a coordenadora de Artesanato da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Suelany Paiva, a atual produção de gamelas não é suficiente para atender os consumidores do estado, e há também uma demanda do mercado nacional e internacional.

Essa condição cria boas expectativas de mercado, tanto para os artesãos, na geração de renda, como para o governo do Estado, que fortalece cada vez mais o empreendedorismo.


No encerramento da capacitação, os titulares da Sete, Marcelo Messias, e da Seict, Assurbanipal Mesquita, estiveram representados pela diretora de Empreendedorismo, Keilla Carvalho. Também participaram do encerramento o instrutor Nonato Montefusco e Rosana Espíndola, coordenadora técnica de Educação do Senai.

Por Jacira Abdon- Agencia de Notícias do Acre

Fotos: Jacira Abdon

Trending

Sair da versão mobile