Outras

Com déficit de pessoal, ANAC solicita novo edital de concurso

Publicado

em

O novo pedido de concurso da ANAC não se limita à posição de especialista

A ANAC solicitou um novo edital de concurso para o preenchimento de 256 vagas. A razão para este novo pedido é que o edital já autorizado, que oferece 70 vagas para especialistas, não será capaz de cobrir o déficit de pessoal na Agência.

Atualmente existem 569 cargos desocupados. Este número inclui as posições de especialista, analista administrativo, técnico em regulação e técnico administrativo. Veja:

Especialista em Regulação (nível superior): 273 cargos vagos;
Analista Administrativo (nível superior): 89 cargos vagos;
Técnico em Regulação (nível médio): 151 cargos vagos; e
Técnico Administrativo (nível médio): 56 cargos vagos.

Novas oportunidadesO novo pedido de concurso da ANAC não se limita à posição de especialista, mas também oferece oportunidades para analista administrativo e técnico em regulação de aviação civil. A superintendente responsável declarou:

“Já enfatizamos ao Ministério da Gestão e Inovação a necessidade de uma nova autorização para complementar as vagas de especialistas que não foram atendidas desta vez e também solicitamos um concurso para analista administrativo, que é outra carreira de nível superior, mais voltada para atividades meio e administrativas. Além disso, também pedimos autorização para técnico em regulação de aviação civil, que é uma carreira finalística que lida com a aviação, de nível médio”.

Além disso, o concurso da ANAC para a posição de especialista, que já tem uma comissão formada, está na fase de seleção da banca organizadora. A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano.

Os futuros aprovados deverão ter nível superior e disponibilidade para viagens. As localizações ainda não foram anunciadas, no entanto, 50% da força de trabalho da agência está localizada na sede, em Brasília.

Concurso já autorizado
O concurso da ANAC já aprovado oferecerá 70 vagas para o cargo de especialista em regulação de aviação civil. Os candidatos devem ter formação superior, com um salário inicial de R$ 16.413,35.

Atualmente, o processo está na etapa de seleção da banca organizadora, que deve ser anunciada nos próximos dias.

Conforme a portaria que autoriza a seleção, as provas devem ser aplicadas dois meses após a publicação do edital de inscrições.

O último concurso da ANAC foi realizado em 2015, quando foram disponibilizadas 150 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários iniciais de até R$ 11.974,49. Naquela ocasião, a banca organizadora foi a Esaf.

Para o ensino médio, as opções foram:

Técnico Administrativo: 15 vagas
Técnico em Regulação de Aviação Civil: 45 vagas
Para o nível superior:

Analista Administrativo: 25 vagas
Especialista em Regulação Civil: 65 vagas
No caso do cargo de especialista, a distribuição por áreas foi:

“Área 1” (24 vagas): qualquer área de formação;
“Área 2” (18): engenharia mecânica, engenharia aeronáutica ou engenharia de produção;
“Área 3” (7): economia ou ciências contábeis;
“Área 4” (10): engenharia civil, engenharia de produção ou arquitetura; e
“Área 5” (6): formação superior em qualquer área, além de licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Por Esther Vasconcelos/Jornal Contabil

Trending

Sair da versão mobile