Saúde
Bolsonaro é diagnosticado com câncer

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve diagnóstico confirmado de câncer de pele nesta quarta-feira (17). O laudo anátomo-patológico, divulgado pelo Hospital DF Star, identificou carcinoma de células escamosas “in situ” em duas das oito lesões removidas no último domingo (14).
Embora o tipo de câncer seja “não o mais brando nem o mais agressivo”, segundo os médicos, as lesões estavam em estágio precoce. Bolsonaro recebeu alta após melhora clínica e passa a ter acompanhamento contínuo.
O que dizem os médicos e os sintomas relatados
O médico Cláudio Birolini, da equipe que atendeu Bolsonaro, afirmou que foram retiradas oito lesões, sendo que sete estavam sob suspeita de serem cancerígenas. Duas delas testaram positivo para carcinoma de células escamosas.
As lesões positivas foram localizadas no tórax e no braço. Elas são classificadas como “in situ”, termo que indica que o tumor ainda não se espalhou para camadas profundas da pele.
Bolsonaro foi internado após relatar queda de pressão, vômitos, tonturas e pré-síncope (sensação de desmaio). Também foi realizada uma ressonância magnética do crânio para investigar quadro de tontura recorrente; esse exame, porém, não apontou alterações agudas.
Alta hospitalar e próximos passos
O ex-presidente recebeu alta nesta quarta-feira do Hospital DF Star, em Brasília. Ele havia passado a noite em observação após internação emergencial para tratar os sintomas.
Quanto ao tratamento do diagnóstico de câncer de pele, segundo os médicos, não há necessidade de tratamento invasivo imediato, apenas observação médica contínua com avaliações periódicas para verificar se surgirem novas lesões ou se houver necessidade de intervenção adicional.
Além disso, também foram observados casos de anemia e alterações na função renal. Após hidratação endovenosa e tratamento medicamentoso, houve melhora do estado clínico.
Fonte- ofuxico