Ícone do site acreonline

Vereador TOM apresenta anteprojeto que visa garantir a implantação do Programa de açudagem

Da redação do Senaonline.net

Ao fazer uso da palavra na sessão desta terça-feira, (23) O vereador TOM apresentou na tribuna o anteprojeto que trata sobre a implantação do programa de açudagem que busca beneficiar os moradores da zona rural do município.

De acordo com ele, os pequenos produtores não dispõe de condições financeiras para pagar pelas horas trabalhadas pela máquina que é utilizadas para a construção dos açudes o que dificulta o acesso destas produtores a dispor deste beneficio em suas propriedades. “O homem do campo precisa de um açude para a criação de peixe e até mesmo para dispor de um tanque para garantir água a suas criações. Espero que este programa chegue efetivamente aqueles que mais precisam e nós estaremos cobrando e fiscalizando para que isto”, salientou.

O parlamentar informou ainda que, os bens públicos não podem ser empregados pelo poder público municipal para construir os açudes. Por isso, é necessária a aprovação do anteprojeto dando autorização para que a prefeitura possa efetuar as ações do projeto em localidades rurais do município.

Ainda no seu pronunciamento falou da realização de uma audiência com visa reunir na cidade a bancada dos deputados federais acreanos, vereadores e a comunidade estudantil para debater e reivindicar a criação de mais cursos superiores na Universidade Federal do Acre (UFAC), tendo em vista que Universidade só oferece a formação em apenas dos cursos superiores que são insuficientes para atender a juventude de Sena Madureira.

O vereador apresentou ofício ao Secretário Estadual de Saúde pedindo a realização dos atendimentos do Programa Saúde Itinerante às comunidades Valença na Providência no rio macauã, projeto Joaquim de Matos e demais localidades da zona urbana e rural de Sena Madureira. “Precisamos de médicos especialistas para atender no município, sabemos que muitas pessoas não têm condições de buscar estes atendimentos em Rio Branco. Muitos pacientes enfrentam também dificuldades para agendar suas consultas com médicos especialistas já que o número de vagas é insuficiente para atender a grande demanda que temos, precisamos trazer as ações do programa a nossa cidade que almeja por médicos pediatras, ginecologistas, reumatologistas e várias outras áreas da saúde”,argumentou.

TOM finalizou na sua participação na tribuna na tribuna pedindo a vinda de um defensor público para a cidade e sugeriu ao Depasa que a tubulação antiga do setor seja substituída para melhorar o abastecimento água no município.

Sair da versão mobile