Política
Prefeitura de Rio Branco fortalece a produção rural com abertura de ramais e construção de pontes no Baixa Verde

Produtores rurais das regiões do Baixa Verde e do Ramal Guarani comemoram os avanços promovidos pela Prefeitura de Rio Branco na zona rural, com serviços de abertura e recuperação de ramais, além da construção de pontes que garantem o escoamento da produção e melhor qualidade de vida às famílias do campo.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom esteve na quarta-feira (28), no Ramal Baixa Verde, acompanhado do secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, onde foi recebido pelos produtores locais. Em sinal de gratidão, os moradores ofereceram um café da manhã às autoridades.

O produtor rural Jorge Alves destacou a transformação vivida pela comunidade nos últimos anos. “Quero agradecer a prefeitura pelo trabalho realizado. Aqui, antes, não tinha nada. Digo para todo mundo o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos pela Prefeitura, o Baixa Verde virou uma máquina. Hoje, a realidade é outra”, afirmou.

A visita evidenciou o impacto positivo das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção rural. Para o prefeito de Rio Branco, investir no homem do campo é investir no desenvolvimento do município.

“Aqui temos café, leite, banana, mas nada disso acontece sem estrada. Com o ramal, o produtor sabe que conseguirá escoar sua produção. Além disso, oferecemos assistência técnica e incentivo, que fazem toda a diferença”, destacou o prefeito.
O produtor Raul Gonçalves, morador do Ramal Baixa Verde, relatou que, durante muitos anos, viveu apenas da produção de subsistência. Com a chegada das melhorias de infraestrutura, passou a investir na produção de banana e hoje já contabiliza mais de 100 mil pés plantados em sua propriedade.

“Antes não tínhamos apoio. Hoje, o ramal está sendo recuperado, a produção já consegue sair e isso nos motiva a produzir mais. A assistência chegou e faz toda a diferença”, afirmou o gestor municipal.

Outro produtor da região, Adair Dutra, reforçou que o acesso garantido pelos ramais é essencial para o crescimento da produção. “Sem estrada não adianta produzir. Agora, com o apoio da Prefeitura e a melhoria dos ramais, temos incentivo para ampliar nosso trabalho e buscar mais produção”, disse.

O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, ressaltou que o fortalecimento da zona rural é uma prioridade da gestão. “Estamos presentes com máquinas, equipes e assistência técnica. Construímos pontes, recuperamos ramais e o trabalho não para. A agricultura precisa de apoio contínuo, e é isso que estamos fazendo para que Rio Branco avance na produção”, frisou.

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco na zona rural têm garantido não apenas melhores condições de trabalho para os produtores, mas também fortalecido a economia local, promovendo desenvolvimento sustentável e mais dignidade às famílias do campo.
Salomão Matos/Secom
Foto: Marcos Araújo/Secom)







