Conecte-se conosco

Saúde

Novo remédio contra HIV é aprovado pela Anvisa e promete maior adesão

Publicado

em

A Anvisa aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para a prevenção do HIV-1 como profilaxia pré-exposição (PrEP). O remédio pode ser utilizado por adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, e se destaca por possuir aplicação subcutânea a cada seis meses, além da forma oral, facilitando a adesão ao tratamento.

Estudos clínicos apontaram alta eficácia, com 100% de proteção em mulheres cisgênero e índices superiores à PrEP oral diária. O lenacapavir age impedindo a replicação do vírus ao bloquear funções essenciais do HIV-1.

Apesar da aprovação, o medicamento ainda depende da definição de preço pela CMED e da avaliação da Conitec para possível inclusão no SUS. A PrEP é considerada uma estratégia fundamental na prevenção combinada contra o HIV, que reúne diferentes métodos de proteção.

Compartilhe a notícia: