Conecte-se conosco

Outras

Enem 2025: Primeiro dia tem 27% de abstenção e tema da redação sobre envelhecimento

Publicado

em

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, índice semelhante ao do ano passado (26,6%) e menor que o de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame transcorreu de forma tranquila e teve aumento no número de participantes. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados.

O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, destacando que ela reflete as habilidades e conhecimentos da educação básica. O ministro também informou que 3.240 participantes foram eliminados por descumprirem regras, como uso de materiais impressos e saída antecipada com o caderno de questões.

O tema da redação deste ano abordou “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, considerado atual e relevante por tratar de questões como o aumento da população idosa e o combate ao etarismo.

O exame, aplicado em 1.805 municípios com apoio de mais de 300 mil pessoas, teve questões de linguagens, ciências humanas e redação. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13).

A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes afetados pelo tornado no Paraná. O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.

Compartilhe a notícia: