Política
Corrida do Servidor reforça o esporte como ferramenta de promoção da saúde física e mental dos profissionais públicos

A Corrida do Servidor já se consolidou no calendário anual do serviço público do Acre. Às vésperas de sua 12ª edição em Rio Branco, o governo do Estado pretende fazer desta a maior da história, tanto em número de competidores quanto em alcance. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão com o fomento ao esporte e a promoção da saúde física e mental dos profissionais que se dedicam diariamente ao serviço público.
Na capital, a disputa será realizada no próximo domingo, 26, em alusão ao Dia do Servidor Público, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração (Sead). Mais do que uma atividade esportiva, o evento promove o bem-estar e se consolida como um espaço de integração, fortalecendo os laços entre a gestão e os servidores.
Para o governador Gladson Camelí, “a Corrida do Servidor já é uma tradição. Os servidores são os grandes responsáveis por lapidar o diamante que é o Acre, seja na saúde, educação, segurança, comunicação ou na administração. Essas ações promovidas pelo governo são totalmente voltadas a esses profissionais. Neste ano, os competidores contarão com um prêmio especial para os vencedores da meia-maratona. É um momento de fortalecer os laços”.
Além da participação dos servidores estaduais, pela primeira vez a Corrida abriu inscrições para o público em geral. Os interessados puderam garantir a vaga mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70 e a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, também necessária para os servidores, que disputarão sem custo extra, reforçando o caráter solidário do momento.
Saúde e superação
Terceiro-sargento da Polícia Militar do Acre (PMAC), Patrícia Maciel foi a vencedora da prova de 5 km na Corrida do Servidor em 2024. A policial espera repetir o desempenho do ano passado e, mais uma vez, conquistar o lugar mais alto do pódio.
“Vou competir nos 5 km novamente, porque me encaixo melhor em competições mais curtas. Sou atleta de crossfit e estou iniciando agora no triatlo também. Então, os treinos de corrida fazem parte da minha vida e estão presentes na minha rotina”, conta.
Desde 2009, essa atividade esportiva faz parte do cotidiano de Patrícia. Ao buscar aprovação no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da PMAC, tornou a prática uma ferramenta para sair do sedentarismo e conquistar mais qualidade de vida. Apaixonada pela modalidade, Patrícia gosta de ressaltar que o esporte transforma as pessoas.
“Não é só sobre competir, é sobre saúde, disciplina, amizade e superação. Quando o governo apoia e incentiva o esporte, está dando oportunidade para muita gente descobrir o seu potencial. Aqui no Acre a gente tem muito talento, muita garra, e só precisamos de incentivo pra seguir em frente. Então, é muito importante que o governo continue impulsionando essas ações, porque cada evento, cada corrida, motiva mais as pessoas a acreditarem em si mesmas e a fazerem parte dessa energia boa que o esporte traz”, frisa a servidora.
Novidade
Para a edição de 2025, o governo preparou uma novidade especial. Pela primeira vez, contará com uma meia-maratona, com percurso de 21 km. Os primeiros colocados nas categorias masculina e feminina serão premiados com uma passagem aérea de ida e volta para participar da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP), no dia 31 de dezembro.
Com essa nova premiação, o Estado demonstra o compromisso em valorizar o esporte em suas diversas modalidades, promovendo mais emoção à competição e proporcionando aos servidores públicos oportunidades de vivenciar novas experiências. A iniciativa reflete o empenho em incentivar hábitos saudáveis e reconhecer o esforço daqueles que trabalham diariamente em prol da população acreana.
O titular da Sead, Paulo Roberto Correia, destaca o impacto que o momento representa na vida dos participantes e relembra o sucesso da 3ª edição, realizada em Cruzeiro do Sul, no último domingo, 19.
“A Corrida, que já se tornou um marco no Mês do Servidor, é um momento de descontração, integração e celebração, além de promover o cuidado com a saúde física e mental dos servidores, reconhecendo seu esforço, dedicação e papel fundamental no funcionamento do Estado. O evento também estimula a solidariedade, já que a inscrição consiste em dois quilos de alimentos não perecíveis. A edição em Cruzeiro do Sul foi um sucesso e, com certeza, a nossa capital seguirá o mesmo caminho”, afirma o secretário.
Em busca de mais uma vitória
“Comecei a correr em 2007 e mantive a prática até 2009. Depois, parei por um tempo para me dedicar a outras atividades e retornei em 2019, quando treinei por cerca de cinco meses. Precisei interromper novamente por causa de um curso no Corpo de Bombeiros, mas voltei em 2023. Desde então, a corrida faz parte da minha rotina”. É assim que o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), Érico Jonas Oliveira, relembra a trajetória da sua paixão pela corrida.
Assim como Patrícia, Érico também conquistou o topo do pódio na Corrida do Servidor 2024, na categoria de 10 km. E relata que vinha se preparando para disputar uma maratona fora do estado e que o evento promovido pelo governo do Acre foi uma oportunidade para se superar.
Segundo o servidor, mesmo diante de tantos competidores bons, “a conquista não teve preço” e o momento ficará para sempre em sua memória. Agora, alimenta esperanças para a meia maratona inédita e sonha em conquistar o título nos 21 km e viajar para a São Silvestre.
“As expectativas são muito boas. Eu sei que vai ser bem concorrido e difícil, porque todos vão querer dar o seu melhor. É uma novidade excelente, uma iniciativa muito boa do governo do Estado. Essa valorização do servidor, com o prêmio, o troféu, a medalha e ainda a oportunidade de competir na São Silvestre, que é a maior corrida de rua do país, é realmente algo especial”, confirma.
O bombeiro afirma que a corrida é uma forma de motivar o servidor, pois funciona como uma terapia e trabalha não só o corpo, mas também a mente: “Ajuda a quebrar a rotina, trazendo mais disposição e valorização para quem participa. O esporte também cria comunidades, fortalece laços e gera um sentimento de pertencimento. Quando você começa a correr, passa a fazer parte de um grupo, de uma rede de apoio que melhora o dia a dia e renova as energias. Para nós, servidores públicos, isso é muito positivo”.
Felipe Souza-Agência de Notícias do Acre
Foto: Neto Lucena/ Secom