Conecte-se conosco

Policial

Delegadas do Acre concluem especialização em enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Publicado

em

As delegadas da Polícia Civil do Estado do Acre, Mariana Gomes e Carla Fabíola Coutinho, concluíram com excelência a Especialização em Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas e Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência. A formação foi promovida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


Com carga horária total de 360 horas, o curso foi desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG), a Faculdade de Direito (FD/UFG) e o Instituto Verbena. A especialização exigiu a entrega de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e foi voltada a integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) de todo o país. Das 200 vagas ofertadas, apenas servidores efetivos com pelo menos dois anos de atuação podiam se candidatar, passando por um rigoroso processo seletivo baseado na análise curricular.

As delegadas Mariana e Carla foram aprovadas e representaram oficialmente a Polícia Civil do Acre, com autorização do Delegado-Geral Henrique Maciel. Ambas alcançaram nota máxima na defesa de seus trabalhos de conclusão de curso.

Lotada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a delegada Mariana Gomes tem uma trajetória marcada pelo enfrentamento à violência de gênero. No interior do estado, foi responsável pela criação e implantação do Projeto Bem-Me-Quer, que promove a estruturação de espaços humanizados para atendimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Em sua pesquisa, ela apresentou o TCC intitulado “Violência Letal de Gênero no Brasil: Análise Comparativa da Dinâmica do Feminicídio e das Políticas Públicas no Acre e em Santa Catarina”.

“Concluir essa especialização reafirma nosso compromisso com a capacitação contínua, a qualificação técnica e a eficiência nas investigações”, destacou Mariana.


Já a delegada Carla Fabíola é titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DEACV) e tem se destacado pelo trabalho centrado na escuta especializada e na proteção integral de vítimas infantojuvenis. Seu TCC, “O lúdico como estratégia de prevenção às violências no ambiente escolar: relatos de experiências e práticas exitosas”, foi elogiado pela abordagem sensível e prática voltada à prevenção.

“A formação das delegadas representa um avanço significativo na valorização profissional, no aperfeiçoamento das práticas institucionais e na qualificação dos serviços prestados pela Polícia Civil à população vulnerável. O resultado fortalece a atuação estratégica da segurança pública no Acre e reafirma o compromisso da instituição com o combate à violência e a promoção de uma sociedade mais segura e justa”, destacou o delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel.

Marcelo Torres-ASCOM-PC

Compartilhe a notícia: