Social
Governo decide adiantar o pagamento do Bolsa Família para a alegria de brasileiros

Nesta segunda-feira (19/05), a Caixa Econômica Federal começou a fazer os pagamentos do Bolsa Família, conforme o número do o último dígito do NIS de cada beneficiário. Mas, além disso, o governo federal também anunciou que mais de 436 mil famílias que vivem em cidades atingidas por desastres naturais vão receber o auxílio social de forma antecipada. Essa medida foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e visa contemplar moradores de 168 municípios brasileiros com situação de emergência ou estado de calamidade pública.
De acordo com os valores revelados pela pasta, serão repassados mais de R$ 295,7 milhões para todos os beneficiários de maio, que estão incluídos no Bolsa Família. Sobre o auxílio emergencial, é válido por dois meses e pode ser prorrogado em casos específicos, desde que o município renove o benefício com a MDS.
Saiba quais cidades terão o Bolsa Família adiantado em maio
Na lista, serão contemplados sete estados: São Paulo, Paraná, Sergipe, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Piauí. Inclusive, o último estado foi o mais afetado, com 129 municípios em situação de emergência ou calamidade. Enquanto isso, no Sudeste, Rio de Janeiro disponibilizou os pagamentos adiantados para Angra dos Reis e Petrópolis, enquanto São Paulo foi destinado para moradores de Cachoeira Paulista.
No Paraná, são 12 cidades, incluindo Guaratuba, Paranaguá e Morretes. Já no Amazonas, nove municípios como Barcelos, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira, enquanto Roraima são seis cidades que vão receber o pagamento unificado, entre elas Boa Vista e Caracaraí. Por fim, Sergipe, com oito municípios, incluindo Canindé de São Francisco e Poço Verde, fecham a lista.
Para saber se recebeu o benefício de forma antecipada, basta acessar o aplicativo Caixa Tem para saber quando estará disponível o auxílio para movimentações financeiras.