Outras
Brasil tem exportações de frango suspensas por China, UE e Argentina

A China, União Europeia e Argentina suspenderam, por 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil devido à confirmação de um caso de gripe aviária (IAAP) em uma granja de aves comerciais em Montenegro (RS). Embora o foco tenha sido localizado, China e UE impuseram a suspensão para todo o país, conforme os acordos comerciais existentes.
A China, principal compradora do produto brasileiro, adquiriu 562,2 mil toneladas em 2024. A UE é o sétimo maior destino. A Argentina, com menor volume de importação, adotou a medida de forma preventiva e também reforçou a vigilância sanitária.
O Ministério da Agricultura afirmou que segue os protocolos sanitários acordados internacionalmente e defende a regionalização das restrições, limitando-as a 10 km do foco, como recomenda a OMSA. Países como Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes já aceitam essa prática.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com 5,2 milhões de toneladas vendidas para 151 países em 2024. A doença, segundo o governo, não representa risco ao consumo de carne ou ovos, e o contágio em humanos é raro, ocorrendo principalmente com quem tem contato direto com aves infectadas.
Acreonline.net