Social
Governo suspende descontos do INSS para associações e vai devolver valores

A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou nesta quinta-feira (24) que os aposentados e pensionistas do INSS não terão mais descontos automáticos em seus benefícios destinados a associações e entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado previamente. A medida faz parte da **Operação Sem Desconto**, que investiga irregularidades nesses convênios.
Segundo o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, os valores que seriam descontados neste mês já foram retidos e **serão devolvidos na próxima folha de pagamento**. Além disso, o governo **suspendeu todos os convênios com entidades como sindicatos e associações**, e nenhum novo desconto será feito até a conclusão das investigações e a criação de um novo marco regulatório.
Desde 2019, cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de 6 milhões de beneficiários, mas o montante referente a descontos ilegais ainda será apurado por um grupo de trabalho. Os descontos eram justificados por supostos benefícios como auxílio funeral, serviços odontológicos, colônias de férias, entre outros. No entanto, **há denúncias de retiradas não autorizadas**.
A diretora de Orçamentos e Finanças do INSS, Débora Floriano, explicou que os aposentados **não precisam realizar nenhuma solicitação para suspender os descontos**, pois isso já está sendo feito automaticamente. Já o ressarcimento de valores indevidos **ainda não tem prazo definido**, pois depende de uma análise caso a caso.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governo vai garantir a restituição a todos os aposentados que tiveram prejuízos comprovados, reforçando o compromisso de responsabilizar os envolvidos na fraude.
Acreonline.net