Política
Vice-governadora Mailza vistoria reforma da ZPE e reforça trabalho do Estado para atrair empresários

A vice-governadora do Acre e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, inspecionou, nesta quarta-feira, 19, a reforma da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, executada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).
A iniciativa do governo visa melhorias no espaço para fomentar a exportação, atrair para o estado, empresas nacionais, internacionais e potencializar o crescimento dos negócios locais.
Mailza destacou que a manutenção do espaço, representa um estímulo ao crescimento de novos mercados de produtos do Acre para o mundo, principalmente por conta da Rota do Pacífico.
“Estamos trabalhando essa retomada da ZPE, porta de entrada para o desenvolvimento. Nossa localização geográfica, divisa com o Peru e Bolívia e países andinos, permite alcançar novos mercados ainda não explorados. Queremos o nome do Acre cada vez mais em ambiente de investimentos e atrair novas empresas para gerar oportunidades, empregos e renda para as pessoas do Acre. E temos feito de maneira incansável”, disse a chefe do executivo.
Lauro Santos, diretor administrativo da ZPE/Acre, disse que essa é uma oportunidade de mostrar para todo o estado e o país a importância do Acre no mercado global. “Queremos apresentar a ZPE Acre para todo o Brasil. Nós somos o único estado brasileiro que, para chegar ao Oceano Pacífico, só atravessa um único país, que é o Peru, onde temos o Porto de Chancay. Isso é um ganho geopolítico e vamos fortalecer a política de ZPEs em âmbito nacional, e ver um novo cenário econômico no Acre”, pontua.
O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, agradeceu por mais um investimento da gestão estadual e ressaltou a importância da parceria para garantir novos negócios. “Nós temos aqui uma ferramenta excelente para o desenvolvimento do nosso estado, que abre portas para as exportações que já estão acontecendo, mas pode ser ampliada de forma muito maior”, disse Gonzaga.
A agenda de visita da vice-governadora foi acompanhada pelo representante da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Acre (AZPE), Allan Lima, pelo diretor de negócios da Sete Informática, Raimundo Macedo, e o coordenador do grupo de trabalho de integração Brasil/Peru, Francimar Cavalcante.
A AZPE trabalha em conjunto com as secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Planejamento (Seplan) para viabilizar a instalação de novas empresas, e desembaraço de cargas e a exportação de produtos do estado.
Fernando Santtos Agência de Noticias do Acre
Foto: Neto Lucena/Secom