Política
Horto Florestal terá mais câmeras, policiamento e controle de acesso ao parque
O prefeito em exercício, Alysson Bestene, a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille e o chefe do Gabinete Militar cel Ezequiel Bino, falaram a imprensa sobre o reforço na segurança dos parques ambientais, após o episódio do último dia 11, no Horto Florestal, onde uma mulher foi vítima de uma tentativa de estupro nas trilhas do parque.
Bino, apresentou um vídeo que mostra o acusado entrando pelo portão principal do parque, às 5h35 da manhã, aparentando ser um usuário comum do lugar. Logo após o episódio, o criminoso que já respondia na justiça pelo mesmo crime, e que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, foi capturado pela polícia militar.
Diante da grande repercussão do caso, a prefeitura resolveu reforçar o policiamento no local para que a população não se sinta insegura em frequentar o ambiente.
“Em relação ao horto florestal, nós aumentaremos o controle de acesso das duas entradas, aumentaremos o número de câmeras onde for possível nas trilhas, treinaremos também os servidores da Semeia para que, junto com os policiais militares, que já estão ali diariamente, possam ter mais ordens na segurança do local, além de colocar placas orientativas nas trilhas”, explicou Ezequiel Bino.
O prefeito em exercício Alysson Bestene, lembrou que os pontos principais de todos os parques da cidade são monitorados. No Horto Florestal, apenas 2800 metros ainda faltam colocar câmeras. No Horto são 16 câmeras, 9 no parque Chico Mendes e 4 no capitão Ciríaco. São 2 policiais militares no Horto Florestal, 2 no Chico Mendes além das rondas policiais. 7 milhões e duzentos mil reais de investimentos estão previstos para o reforço na segurança dos parques ambientais da cidade.
“Esse é um compromisso da Prefeitura Municipal de Rio Branco. É um compromisso da nossa gestão, da gestão do prefeito Tião Bocalom em cada vez mais reforçar essas medidas primárias de segurança, desde o monitoramento, como é o caso da iluminação pública que a gente tem ampliado em todos os bairros, em todas as áreas e também nas ruas para poder dar acesso a próprias viaturas da polícia militar. E monitorar essas áreas todas”, destacou Alysson.
A secretária de Meio Ambiente do município Flaviane Stedille, informou que a população não precisa deixar de frequentar o parque, e que os funcionários do Horto, também receberão treinamento para ajudar no monitoramento de segurança do lugar.
“Hoje esse monitoramento em tempo real é feito apenas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e então nós vamos treinar, capacitar um profissional nosso, um colaborador da Semeia para que o acompanhamento seja feito lá dentro do horto mesmo por uma pessoa nossa”, concluiu.
Luizio Oliveira/Assecom
(Foto: Val Fernandes/Secom)