Conecte-se conosco

Outras

Manoel Urbano: MPAC discute alinhamento do fluxograma de atendimento à Saúde Mental

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Manoel Urbano, realizou na quarta-feira, 11, em iniciativa conjunta com a Comarca do município, uma reunião com setores da rede de Saúde Mental com o objetivo de alinhar e fortalecer o fluxograma de atendimento às pessoas em situação de sofrimento psíquico.

A iniciativa reuniu a promotora de Justiça Julia Fernandes Brito, o juiz Zacarias Laureano, a equipe de Saúde Mental, representantes da Assistência Social, membros do Conselho Tutelar, a direção da Unidade Mista de Saúde, a Polícia Militar e o vice-prefeito Alberto Ferreira.

Durante o encontro, foram discutidos fluxos de atendimento, encaminhamentos, responsabilidades institucionais e estratégias para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e eficaz.

Segundo a promotora de Justiça, a reunião foi motivada por alterações recentes do Conselho Nacional Justiça (CNJ), no que tange à Política Antimanicomial e pelo aumento dos casos de pessoas em crise no município. Ela destacou, ainda, a necessidade de diálogo entre os órgãos da rede e o acompanhamento individualizado dos casos pelo MPAC, tanto na esfera extrajudicial quanto judicial, para assegurar que o fluxo funcione adequadamente e que as famílias também sejam acolhidas e orientadas.

“Percebemos um aumento nos casos de crise de saúde mental no município, tanto em processos judiciais quanto nos atendimentos realizados pelo Ministério Público, envolvendo pessoas em crise e familiares sem saber como proceder”, afirmou.

Ao final, foi definida a continuidade do acompanhamento, com nova reunião prevista para o próximo mês, a fim de avaliar o funcionamento do fluxo e eventuais ajustes necessários.

Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe a notícia: