Saúde
Covid-19 lidera mortes por vírus respiratórios no Brasil em janeiro

A Covid-19 foi a principal causa de mortes entre os vírus respiratórios registrados no Brasil no mês de janeiro deste ano. Dados do boletim Vigilância das Síndromes Gripais apontam que ao menos 29 pessoas morreram em decorrência de complicações provocadas pelo coronavírus nas primeiras semanas de 2025.
O levantamento indica que, das 163 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no período, a maioria ainda não teve o agente causador identificado. Mesmo assim, o Sars-CoV-2 aparece como o vírus mais letal entre os já confirmados. As autoridades alertam que esse número pode crescer, já que parte das investigações segue em andamento.
Após a Covid-19, os vírus que mais causaram óbitos foram a Influenza A (H3N2) e o Rinovírus, com sete mortes cada, seguidos pela Influenza A não subtipada, responsável por seis óbitos. Outros agentes, como H1N1, Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), somaram cinco mortes.
No total, 4.587 casos de SRAG foram registrados no país, incluindo quadros não letais, sendo que a maioria não teve o vírus identificado. O estado de São Paulo concentrou o maior número de óbitos confirmados, com 15 mortes.
Os dados mostram que os idosos acima de 65 anos são os mais afetados. Desde 2024, a vacina contra a Covid-19 passou a integrar o calendário nacional para crianças, idosos e gestantes, além de grupos prioritários que necessitam de reforço periódico. No entanto, a baixa adesão à vacinação preocupa as autoridades de saúde.
Em 2025, menos de 40% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas. Das quase 22 milhões de vacinas enviadas aos estados e municípios, apenas cerca de oito milhões chegaram à população.
Informações da plataforma InfoGripe, da Fiocruz, apontam que, somente neste ano, mais de 10 mil pessoas desenvolveram quadros graves após infecção pelo coronavírus, com aproximadamente 1,7 mil mortes registradas.







