Política
INSS autoriza ampliação temporária do auxílio por incapacidade

Uma portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do INSS autorizou, de forma temporária e excepcional, a ampliação do prazo máximo do auxílio por incapacidade temporária concedido pelo sistema Atestmed modalidade que dispensa a perícia médica presencial.
Com a nova regra, segurados que tiverem o benefício concedido por análise documental poderão se afastar por até 60 dias, mesmo que esses períodos não sejam consecutivos. A medida terá validade por 120 dias, vigorando até abril de 2026.
Como funciona o Atestmed
O Atestmed permite que o trabalhador solicite o auxílio por incapacidade temporária utilizando apenas documentos médicos ou odontológicos, sem a necessidade de passar por perícia presencial. Basta acessar o site ou o aplicativo MeuINSS, anexar o atestado e os demais documentos exigidos e concluir o pedido.
Mesmo quem já possui perícia marcada pode optar pelo envio dos documentos e aguardar a análise. Já as solicitações feitas pela Central 135 serão inicialmente agendadas, mas podem ser convertidas para o sistema Atestmed, caso o segurado envie a documentação de forma online.
Caso a análise dos documentos não seja suficiente para conceder o benefício, o INSS orientará o solicitante a agendar uma perícia presencial. A instituição reforça que nenhum pedido será negado apenas com base nessa análise inicial o segurado sempre terá a oportunidade de ser avaliado presencialmente.







