Conecte-se conosco

Política

Governador anuncia convocação de mais de 2,6 mil servidores aprovados no maior concurso da Educação a partir de dezembro

Publicado

em

Na solenidade de entrega da Escola Estadual Rural Monte Alegre, em Rio Branco, o governador Gladson Camelí confirmou que, a partir de 5 de dezembro, começa a convocação de 2.612 professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE), considerado o maior já realizado no estado e pioneiro ao oferecer vagas para a Educação Especial.


“Nós vamos começar a nomear quase três mil novos professores que fizeram o concurso, em cinco fases. Vamos cumprir aquilo que sempre digo: fazer concurso, convocar e chamar. Quero dizer a todos os professores que fiquem tranquilos, porque precisamos cada vez mais de educar os acreanos e vamos seguir o cronograma da melhor forma”, destacou.

E informou que a primeira chamada será realizada em 5 de dezembro, com previsão de conclusão até 27 de fevereiro do próximo ano.

As chamadas serão em cinco etapas:

05/12/2025 — 713 convocados
Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História e Filosofia

26/12/2025 — 586 convocados
Espanhol, Inglês, Português e Matemática

16/01/2026 — 78 convocados
Química e Sociologia

30/01/2026 — 500 convocados
Apoio Administrativo

27/02/2026 — 735 convocados
Braile, Educação Especial e Libras

O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, afirmou que a convocação segue um processo organizado para que saia o mais rápido possível.

“Este é o maior concurso da história do Acre, com mais de 52 mil inscritos e 3 mil contratos efetivos. É uma marca histórica para o estado e para a Região Norte como um todo”, disse.


Segundo Carvalho, fatores como a estrutura dos laboratórios e a capacidade da junta médica influenciaram na definição das datas. “Durante esses dois meses, faremos chamadas a cada 20 dias para garantir que todos os 3 mil aprovados sejam convocados. Primeiro ocorre a matrícula, depois o professor é lotado conforme a necessidade de acompanhamento especializado do aluno”, explicou.

Estabilidade
O secretário destacou que a medida trará estabilidade à rede estadual de ensino, que hoje conta com mais de nove mil professores temporários.

“Infelizmente, para convocar efetivos, é necessário substituir temporários. Mas estamos falando de servidores públicos com contrato efetivo, o que representa uma perspectiva real de melhoria na qualidade da educação. Esses professores estarão conosco pelos próximos 15, 20, até 30 anos”, ponderou.

Questionado sobre o impacto financeiro da medida, Carvalho informou que o investimento anual será de R$ 269 milhões, a partir de 2027: “São 2,5 mil professores regentes e, pela primeira vez na história, 500 vagas destinadas à Educação Especial. Isso nunca havia acontecido antes. Foi no governo Gladson Camelí que realizamos esse concurso inédito”. O secretário reafirmou ainda o compromisso da gestão com a execução das obras e ações na área da educação.

“Estamos cumprindo a promessa de fazer deste o ano da execução. Inauguramos obras de infraestrutura e avançamos na educação, como mencionei: a educação é prioridade”, observou o governador Gladson Camelí, agradecendo toda a equipe da Secretaria de Educação.

Exames médicos são obrigatórios para a posse
Os candidatos convocados deverão apresentar, no ato da posse, uma série de exames médicos obrigatórios, emitidos com até 90 dias de antecedência. A orientação é que os aprovados iniciem a realização dos exames assim que forem chamados, para evitar atrasos.

Entre os exames exigidos estão:

Avaliação cardiológica com eletrocardiograma (ECG) e Raio-X de tórax, com laudos;

Avaliação neurológica;

Avaliação oftalmológica com acuidade visual;

Avaliação infectológica;

Avaliação psiquiátrica;

Avaliação ortopédica;

Raio-X total de coluna, com laudo;

Avaliação otorrinolaringológica;

Audiometria tonal, com laudo;

Videolaringoscopia, com laudo.

Os laudos devem ser originais, digitados e assinados manual ou digitalmente.

O cronograma de convocações e a relação antecipada de exames têm o objetivo de garantir mais organização e facilitar o acesso dos candidatos às informações. As listas de convocados serão divulgadas no Diário Oficial, com orientações detalhadas sobre horários, documentação e locais de apresentação.

Tácita Muniz- Agência de Notícias do Acre

Foto: Diego Gurgel/Secom

Compartilhe a notícia: