.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Ação “Mapa da Vida” fortalece trajetória de mulheres em cursos do Mulheres Mil

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex) Campus Rio Branco realizou a ação “Mapa da Vida”, conduzida pela coordenadora adjunta Mariete Buriti, com alunas dos cursos do Programa Mulheres Mil, ofertado no campus Rio Branco, nos dias 21 e 22 de outubro.

A atividade aconteceu em dois momentos: na Escola Zuleide Pereira, na Vila Acre, com a turma do curso Cuidadora de Idosos, no período noturno do dia 21; e na Escola Frei Heitor, na Cidade do Povo, com as alunas do curso Microempreendedora Individual, na tarde do dia 22.

O Mapa da Vida integra o Guia da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil, sendo reconhecido como um método e ferramenta educacional que busca compreender as trajetórias coletivas e individuais das mulheres, além de mapear seus saberes e experiências laborais.

A proposta se fundamenta em princípios como dialogicidade, escuta sensível, problematização e igualdade, criando um espaço de fala e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas vidas pessoais e profissionais. Mais do que uma dinâmica formativa, o Mapa da Vida promove o autoconhecimento, a validação das experiências e o reconhecimento do protagonismo feminino.

Reflexão e protagonismo feminino – Durante a atividade, as participantes tiveram a oportunidade de revisitar suas histórias, compartilhar vivências e identificar os caminhos que as conduziram até o momento atual, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a confiança em seus potenciais.

Em suas palavras, Mariete Buriti destacou a importância desse processo. “O Mapa da Vida representa um momento significativo na trajetória das alunas do Programa Mulheres Mil, pois consiste em um exercício de resgate e reencontro consigo mesmas. Nesse processo, elas têm a oportunidade de redescobrir memórias valiosas de suas histórias de vida, trazendo-as do passado para o presente”.

Mariete enfatizou que a atividade é um instante de autoconhecimento e reflexão, em que as mulheres buscam ser a melhor companhia. “Por isso, é essencial cuidar dessas lembranças com carinho e delicadeza, como quem guarda pérolas, pois cada memória revela a beleza e a força de suas próprias histórias”.

A ação reafirma o compromisso do Programa Mulheres Mil com a formação integral das mulheres, reconhecendo que o aprendizado vai além da sala de aula e se constrói a partir das experiências e saberes de cada participante.

(Com informações e fotos da coordenação adjunta do campus Rio Branco)

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile