Política
Governo do Acre celebra Dia do Servidor reconhecendo dedicação e compromisso dos profissionais com a população

Milhares de servidores públicos no Acre dedicam suas vidas a fazer o Estado funcionar bem. Com compromisso e empenho, servem à população dia após dia, assegurando que cada serviço chegue com eficiência e cuidado a quem mais precisa.
Em 28 de outubro é celebrado, em todo o Brasil, o Dia do Servidor Público, uma data para reconhecer quem dedica seu trabalho ao bem coletivo, seja nas escolas, nos hospitais ou em diferentes repartições públicas. No Acre, o governo tem intensificado esse reconhecimento nos últimos anos, promovendo ações de valorização e respeito àqueles que fazem o serviço público acontecer.
O chefe do Executivo estadual, Gladson Cameli, ressalta que os servidores são peças-chave para o progresso do Acre. Segundo o gestor, ao oferecer boas condições de trabalho, o serviço público se torna mais eficaz, garantindo, ao mesmo tempo, dignidade e atenção de qualidade aos cidadãos que dependem diariamente do Estado.
“O acreano é aguerrido e trabalhador, e grande parte do nosso povo faz parte do serviço público. É gratificante saber que posso contar com cada servidor para concretizar meu trabalho de lapidar o diamante que é o Acre. Seja na Saúde, na Educação, na Segurança, na Administração ou na Comunicação, sei que temos os melhores profissionais servindo a nossa população”, afirma Camelí.

Valorização
A valorização dos servidores públicos é uma das principais bandeiras do governador Gladson Camelí. Ao oferecer as condições e ferramentas necessárias para que esses profissionais desempenhem suas funções com excelência, o governo reafirma seu comprometimento com a missão de cuidar das pessoas.

Garantir a saúde e o bem-estar da população é um ato de cuidado com todos. E, quando se trata dos profissionais públicos, o Estado dedica uma atenção ainda mais especial, investindo constantemente em ações que promovem suporte físico, mental e emocional, fortalecendo a autoestima e o sentimento de valorização da classe.
Para promover esse cuidado integral, o Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) foi inaugurado, na capital acreana, em novembro de 2024. Completando um ano de existência nesta quinta-feira, 30, a iniciativa representa um marco histórico na valorização do funcionalismo público e já soma mais de sete mil atendimentos realizados nesse período, demonstrando a alta procura e a importância do serviço para os servidores.

Gerido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o Cass oferece uma ampla gama de serviços: atendimento em clínica médica e medicina do trabalho, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia, odontologia e nutrição, bem como terapias integrativas e complementares, além de hatha yoga.
“Celebrar um ano do Centro de Atenção à Saúde do Servidor é uma forma de reconhecer o compromisso do governo do Acre com o bem-estar e a valorização de quem faz o Estado acontecer. O Cass foi criado para cuidar de quem cuida da população, oferecendo atendimento humanizado, integral e de qualidade, a servidores que se sentem acolhidos e respeitados”, frisa o titular da Sead, Paulo Roberto Correia.

Além do cuidado com a saúde, o governo estadual investe na capacitação dos servidores, promovendo cursos e treinamentos. A iniciativa incentiva que os profissionais ampliem seus conhecimentos e aprimorem suas habilidades, contribuindo para um serviço público cada vez mais qualificado.
“Ao longo deste primeiro ano, o Centro de Atenção à Saúde do Servidor se consolidou como um espaço de acolhimento, prevenção e valorização do servidor público. Mais do que oferecer atendimentos e serviços especializados, o Cass representa uma nova cultura da administração pública: uma cultura de respeito, escuta e cuidado integral”, salienta o secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Duarte.
Aumento no efetivo
Uma das prioridades do Estado tem sido o fortalecimento do quadro de servidores públicos, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o atendimento à população. Para isso, o governo tem realizado concursos e, de forma constante, convocado candidatos aprovados para tomar posse em cargos efetivos. Essa política de valorização do funcionalismo permite ampliar o número de profissionais em diversas áreas.
Entre novembro de 2024 e outubro de 2025, um total de 459 novos profissionais foram nomeados. Os certames incluem o do Corpo de Bombeiros Militar (2022), com 66 nomeações; o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (2020), com uma nomeação; o Instituto de Administração Penitenciária (2023), com 251; o Instituto Socioeducativo (2021), com 48; a Polícia Militar (2023), com 2; e a Secretaria de Saúde (2022), com 91. Todos os concursos estão ativos e aguardando novas convocações.

Neste ano, o governo estadual deu um importante passo para fortalecer o quadro de professores e auxiliares da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), ao realizar o maior concurso público da história da pasta. No total, mais de 53 mil candidatos se inscreveram para concorrer a três mil vagas, sendo 2.500 destinadas a professores e 500 ao cargo de técnico administrativo.
Corrida do Servidor
Neste domingo, 26, Rio Branco recebeu a 12ª edição da Corrida do Servidor. Em Cruzeiro do Sul, o evento foi realizado no último dia 19. As duas edições simbolizam a valorização dos profissionais que se dedicam ao serviço público estadual e reforçam o incentivo ao esporte e à promoção da saúde.

Para a edição de 2025, o governo preparou uma novidade especial. Pela primeira vez, a corrida contou com uma meia-maratona, com percurso de 21 km. O atleta masculino e a atleta feminina que alcançaram o menor tempo, considerando o resultado das duas etapas (Cruzeiro do Sul e Rio Branco), foram premiados com uma passagem aérea de ida e volta para participar da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP), no dia 31 de dezembro.
Mais um ano conquistando o lugar mais alto do pódio, desta vez vencendo a inédita meia-maratona, o bombeiro Érico Jonas Oliveira demonstra ser um verdadeiro admirador de todas as formas de prática esportiva. Para ele, a corrida vai além do desempenho: é também um momento de lazer.
“Ajuda a quebrar a rotina, trazendo mais disposição e valorização para quem participa. O esporte também cria comunidades, fortalece laços e gera um sentimento de pertencimento. Quando você começa a correr, passa a fazer parte de um grupo, de uma rede de apoio que melhora o dia a dia e renova as energias. Para nós, servidores públicos, isso é muito positivo”, frisa Érico.

Nova geração de servidores
A nova geração de servidores chega para reforçar o serviço público do Acre, trazendo energia, dedicação e novas maneiras de enxergar o mundo. Esses profissionais representam a continuidade e o fortalecimento do trabalho do Estado, contribuindo para serviços cada vez mais confiáveis para a população.
Aos 24 anos, Ednaldo Nogueira é recém-empossado como técnico administrativo e operacional do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A cerimônia, realizada no último dia 6 de outubro e presidida pelo governador Gladson Camelí, reforçou o quadro efetivo da autarquia e marcou o início de sua trajetória no serviço público estadual.
“O concurso do Iapen foi o primeiro para o qual me dediquei e estudei bastante. Ver o próprio esforço ser reconhecido e recompensado, mesmo em nível inicial por ainda ser muito jovem, é gratificante. Sempre incentivo as pessoas ao meu redor a se dedicarem e estudarem para ingressar na carreira de servidor público, e espero que minha história sirva de inspiração para outros jovens que tenham o mesmo sonho que eu”, conta.

Ednaldo destaca que o futuro do serviço público e a nova geração de servidores são duas variáveis diretamente relacionadas: “As novas tecnologias e as mudanças rápidas no mundo globalizado em que vivemos direcionam a gestão pública para uma nova vertente, na qual a adaptação se torna um fator-chave”.
As expectativas do jovem são altas: deseja construir uma trajetória de sucesso no funcionalismo público. Pretende demonstrar que pode contribuir de maneira significativa para atender às demandas sociais e aos objetivos da instituição em que foi lotado, ao mesmo tempo em que busca evoluir e ser reconhecido pelo trabalho.

Ao integrar o quadro efetivo do Estado, Ednaldo afirma ciência da responsabilidade do cargo: “Ser servidor significa estar preparado para assumir uma posição na qual você abdica de interesses individuais e particulares em prol do bem-estar e da satisfação coletiva. É agir sempre com foco na justiça e na equidade social, por meio da manutenção e execução das atividades diárias nas instituições públicas”.
Mais de 30 anos dedicados ao serviço público
“Comecei a trabalhar em 1º de setembro de 1991 e saí em 31 de janeiro de 2025.” Desde a inauguração da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), no início da década de 1990, em Rio Branco, Heloísa Amoras integra o quadro de servidores efetivos do Estado do Acre. Após mais de 30 anos dedicados ao serviço público, ela encerrou um ciclo marcado por comprometimento e entrega à área de saúde estadual.
Diariamente, milhares de acreanos dependem dos serviços oferecidos naquela unidade de saúde. Para tanto, uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem é essencial. Mas há também os profissionais que realizam o primeiro atendimento, e foi a esse setor que Heloísa dedicou grande parte de sua vida.
“Passei por vários setores. Depois de telefonista, fui para a biblioteca. Posteriormente, fui convidada para o setor no qual me aposentei, o Saae [Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado]. Trabalhei com muita dedicação, com muito amor mesmo. E, se me perguntassem se eu faria tudo de novo, eu diria que sim, faria”, assegura.
A aposentada relata ter vivido inúmeras experiências marcantes e positivas ao longo de sua trajetória. Segundo ela, servir ao Estado por tantos anos a tornou “uma pessoa melhor e mais empática”, ao reconhecer a importância do trabalho que desempenhava.
“Tratei eles como se fosse um deles, com carinho, amor e dedicação. Há pacientes que nos veem como parte da família. Eu vi esta Fundação crescer, ela era bem pequena. Se dependesse de mim, ficaria aqui até o fim da minha vida”, diz. E deixa ainda um recado para quem está chegando: “Aproveitem a oportunidade que estão tendo e abracem o serviço. Minha orientação é que acolham e tratem bem as pessoas”.
Felipe Souza-Agência de Notícias do Acre
Foto: Alice Leão/Secom








