Conecte-se conosco

Política

Governo inicia turmas de informática para a terceira idade em homenagem ao Dia da Pessoa Idosa

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), iniciou no sábado, 25, as turmas inaugurais do Curso de Informática do Polo Digital da Seict. A ação, alusiva ao Dia da Pessoa Idosa, é desenvolvida em parceria com a Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Acre (Ascifea) e focada no público da terceira idade.

O objetivo do trabalho conjunto é promover a inclusão digital entre pessoas idosas que são atendidas pela entidade, ampliar o acesso às tecnologias e fortalecer o convívio social dos participantes do curso. O início das aulas foi durante a inauguração de um novo laboratório de informática do Polo Digital, na sede da entidade no Bairro Palheiral, em Rio Branco.

Durante o evento, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou a importância do projeto e o simbolismo do Dia da Pessoa Idosa: “O Polo Digital é um instrumento de transformação social que ajuda a mudar a realidade das pessoas. Oferecer cursos para a terceira idade é valorizar a experiência de quem já contribuiu tanto para o estado. Estamos abrindo portas para que essas pessoas possam se conectar, aprender e se sentir parte ativa dessa nova era tecnológica”.

A atuação do governo e da entidade permitirá que idosos e familiares tenham contato com ferramentas digitais, aplicativos diversos, comunicação e noções básicas de navegação na internet, com foco na segurança digital. O projeto integra a política de democratização do conhecimento tecnológico adotada pelo Estado, que expande o Polo Digital para diferentes públicos no Acre.


Presidente da Ascifea, Raimunda Antunes declarou que o início do curso de informática demonstra a preocupação do governo do Estado com essa parcela da população. “Quero agradecer ao governador Gladson Camelí e à vice-governadora Mailza Assis, na pessoa do secretário Assur [Assurbanípal], por termos a oportunidade de ter cursos do Polo Digital aqui. Nossos idosos precisavam muito; eles não tinham essa oportunidade, e isso vai contribuir demais”, atestou.

Luan Cesar- Agência de Notícias do Acre

Compartilhe a notícia: