.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Sisu 2026 permitirá uso das notas das três últimas edições do Enem

A partir de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trará uma novidade importante para os estudantes: será possível utilizar as notas de qualquer uma das três últimas edições do Enem 2023, 2024 ou 2025  para participar do processo seletivo. A medida está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União no dia 20 de outubro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), será considerada para a classificação a melhor média ponderada entre as notas disponíveis, conforme o curso escolhido. A regra vale apenas para quem não participou como treineiro, ou seja, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

A mudança é inédita e faz parte do edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que ocorre entre os dias 27 de outubro e 28 de novembro. Durante esse período, as universidades e institutos federais poderão confirmar sua participação e definir as condições de oferta de vagas.

O Sisu é um sistema que permite aos candidatos concorrerem a vagas em universidades públicas de todo o país utilizando a nota do Enem, de forma gratuita e com apenas uma inscrição. Desde 2024, o processo passou a ser realizado uma vez por ano, contemplando vagas para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre.

Na edição de 2025, o Sisu ofereceu 261.779 vagas em 6.851 cursos de 124 instituições públicas. Ao todo, foram 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil por cotas e 14 mil por ações afirmativas das próprias instituições.

Com a nova regra, o MEC espera aumentar as oportunidades de ingresso no ensino superior, tornando o processo mais justo e acessível para quem já prestou o Enem em anos anteriores.

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile