Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1° de outubro, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nesta sexta-feira, 25, o Projeto Vida Ativa, que leva ação de lazer e promoção à saúde para a população idosa.
O projeto busca sensibilizar a sociedade para o impacto do envelhecimento populacional e reforçar a importância de garantir que as pessoas idosas envelheçam com dignidade, autonomia e plena participação social.

A assistente social e coordenadora do Núcleo Estadual de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre, Elenilde de Andrade, conta que aproximadamente 200 idosos participam das ações, e neste evento foram convidados 150 participantes: “Hoje, nós estamos na década do envelhecimento saudável e, em alusão a este dia, estamos fazendo uma ação de lazer com os grupos de convivência do idoso, que vieram de toda a capital, em parceria com o Sest/Senat e Secretaria de Saúde de Rio Branco”, pontuou a gestora.

Realizada no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a programação contou com momentos de descontração e integração, como alongamento, show de talentos, aula de hidroginástica, forró e com ação de saúde, sendo feita aferição de pressão, glicemia e testes rápidos.

Antônia Pinto da Silva, 76 anos, conta que veio do bairro Universitário participar das ações. “É importante participar dessas atividades, pois fazem muito bem para a saúde. Eu sou uma pessoa assim: gosto de fazer minhas coisinhas e sou participante do grupo. Quando chego e tem essas coisas, eu fico muito animada, esperando coisas boas, pois estamos aqui para nos divertir”, afirmou.
“Se tiver um forrozinho, ainda é melhor”, conta o aposentado Raimundo Silva, 76 anos, que veio do bairro Mocinha Magalhães junto com sua esposa para prestigiar o evento: “Todas as [ações ]que tem a gente participa, eu e minha esposa. É muito importante, porque tira a gente do estresse nessas coisas. E aqui a gente tem amigos, e conhecemos muitas pessoas nesses eventos”, expressou.

A diretora do Sest/Senat, Daniele Vale, destacou: “Essa ação é de fundamental importância, principalmente a parceria do Sest/Senat com o governo, representado pela Sesacre, para que a gente possa unir esforços para possibilitar ações e atividades que tragam mais qualidade de vida para esses idosos. Nós não só costumamos apoiar, como também desenvolvemos muitos eventos nesse mesmo contexto”, frisou a diretora.
Em parceria com a Sesacre, estiveram presentes os representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC, da Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi) e da Prefeitura Municipal de Rio Branco.
Fhaidy Acosta-Agência de Notícias do Acre
Foto:Alice Leão/Secom