Conecte-se conosco

Policial

Segurança Pública participa do I encontro trinacional para fortalecer políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça de Segurança Pública (Sejusp) participou nesta quarta-feira, 22, em Rio Branco, do I Encontro Trinacional sobre Políticas Públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Região de Fronteira Brasil/Acre, Peru e Bolívia, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), por meio da Divisão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O evento, realizado na Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE), tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os países fronteiriços, promover o diálogo internacional e integrar ações estratégicas voltadas ao tráfico de pessoas. A programação segue até quinta-feira, 23.

A iniciativa busca fomentar políticas públicas integradas voltadas à prevenção, repressão e atendimento às vítimas, promovendo uma resposta coordenada e humanizada diante dos desafios que envolvem o tráfico de pessoas nas fronteiras.

Participam do encontro representantes do Brasil (Acre), Peru e Bolívia, além de servidores e equipes técnicas das áreas de assistência social, segurança pública, direitos humanos e relações internacionais.
O coordenador geral do Gefron, Assis dos Santos, destacou que a participação da Segurança Pública no evento reforça o compromisso do Estado com o enfrentamento ao tráfico de pessoas. “A Sejusp tem investido na conscientização e capacitação de profissionais da segurança pública, com formações realizadas em municípios como Brasiléia, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa e Jordão, para que os agentes consigam identificar e combater esse tipo de crime nas fronteiras.” disse.

Durante o encontro, o diretor de Políticas Públicas da SEJUSP, Álvaro Mendes, enfatiza que a importância da participação da diretoria, que integra segurança pública, justiça e políticas sociais, garantindo que o combate ao tráfico de pessoas não se limite à repressão, mas também inclua prevenção e proteção de direitos.”essa atuação fortalece a cooperação trinacional, permitindo criar protocolos compartilhados, fluxos de encaminhamento e respostas integradas entre os Estados e países vizinhos.”

O encontro tem como objetivo fortalecer a cooperação trinacional e consolidar estratégias integradas de proteção e prevenção, contribuindo para a construção de uma rede sólida de enfrentamento ao tráfico de pessoas entre os três países.

Vivian Ribeiro/Sejusp

Compartilhe a notícia: