Conecte-se conosco

Outras

Acolhida, entrega de kits e palestras marcam início do 4º Ciclo do Programa Mulheres Mil

Publicado

em

As aulas do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo Governo Federal através do Instituto Federal do Acre (Ifac) nos campi e em escolas parceiras, começaram na última segunda-feira (13.10), com a acolhida das alunas, entrega de materiais e camisas, além de palestras voltadas aos cursos oferecidos por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os cursos contam com a parceria do Ifac com o gabinete da vice-governadora Mailza Assis, Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), que, por meio dos gestores escolares, colaboram com a cessão das salas de aula para a realização das atividades.

A acolhida em Rio Branco ocorreu nas escolas Frei Heitor, localizada na Cidade do Povo, onde será ofertado o curso de Microempreendedor Individual (MEI), e Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre, que sediará o curso de Cuidadora de Idosos. Na abertura das aulas, em Rio Branco, a SEASDH foi representada pela servidora Lidiane Alves, que destacou a parceria entre o Ifac, que oferta os cursos, e o gabinete da vice-governadora. “A parceria com o Ifac é fundamental porque a vice-governadora também é secretária da pasta, que visa ajudar mulheres vulneráveis. Os cursos oferecidos pelo programa promovem autonomia, dignidade, inclusão social e novas oportunidades de trabalho e renda”.

Entre as alunas participantes estão Rosângela Pereira de Melo e sua filha, Sonaira de Melo da Silva, ambas inscritas no curso de MEI, oferecido pela segunda vez na Cidade do Povo. Costureira e mãe de seis filhos, Rosângela se inscreveu no curso através do grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde também estuda. “As costuras que faço ajudam na renda da família, mas às vezes, quando a saúde não está bem, tenho que parar. Já fiz o curso de Doces e Salgados na escola de gastronomia, e me interessei em particular pelo programa”, conta.

A filha, Sonaira, é mãe de dois filhos, trabalha em salão de beleza e cursa Enfermagem. “É o primeiro curso que participo aqui na escola, e vai me ajudar a ser empreendedora. Quem sabe consigo montar meu próprio salão na casa da mamãe? Eu trabalhei até 2023 atendendo nas casas das pessoas, e hoje estou em um salão. Me interessei em fazer o curso pela animação da minha mãe, que me incentivou a participar junto com ela”, relatou.

Confira, a seguir, as atividades desenvolvidas em cada município:

Rio Branco – A aula inaugural marcou o início dos cursos de Microempreendedor Individual e Cuidadora de Idosos. “Este acolhimento representa não apenas o início de novos cursos, como também a renovação do nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e o empoderamento feminino”, destacou Ana Vidal, coordenadora adjunta do campus Rio Branco.

Foram realizadas as palestras “A importância do Microempreendedor Individual para a sociedade”, ministrada pelo professor Mário Sérgio Lobão, e “Cuidar com o coração e os desafios como cuidador de saúde”, apresentada por Jhon Willer, ex-professor do programa.

Xapuri – No campus Xapuri, a recepção das alunas do curso de Operador de Computador foi marcada por um momento caloroso e motivador. “As alunas assistiram a um vídeo de boas-vindas do reitor. Em seguida, houve a apresentação do curso, com explicações sobre os objetivos, carga horária e conteúdos que serão trabalhados”, explicou o coordenador adjunto Mizael Ferreira da Silva.

Professores, equipe do programa e o diretor-geral do campus, professor Sérgio Luiz Pereira Nunes, se apresentaram reforçando o compromisso com o aprendizado e o acolhimento das participantes. O momento foi finalizado com a entrega dos kits de estudo, simbolizando o início de uma nova jornada de conhecimento e oportunidades.

Sena Madureira – A acolhida do curso de Assistente Escolar foi realizada na Escola Messias Rodrigues, com a presença das alunas, equipe docente e parceiros. “Iniciamos o evento com uma fala da coordenação adjunta, que apresentou o programa aos presentes, concedeu a palavra aos convidados e, em seguida, exibimos o vídeo de boas-vindas do reitor”, afirmou Irlandia Costa da Silva, coordenadora adjunta do campus Sena Madureira.

A orientadora acadêmica Lívia Hoyle apresentou o curso de Assistente Escolar, seus objetivos e portfólio. Após a entrega dos kits e camisetas do programa, foi realizada uma dinâmica sobre sentimentos, que emocionou as participantes e os presentes.

Cruzeiro do Sul – A recepção das 28 alunas do curso de Cuidadora de Idosos ocorreu no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie). “Apresentamos o vídeo de boas-vindas do reitor, fizemos a entrega dos kits e camisetas, além de uma dinâmica sobre o poder da autoestima, apresentação das alunas e dos professores”, informou Suélen Ferreira Teles de Holanda, coordenadora adjunta do campus Cruzeiro do Sul.

Também foram entregues lembranças em alusão ao Dia das Crianças. Ao final, houve a apresentação do programa, do curso, das disciplinas e do portfólio.

Feijó – A acolhida no município de Feijó foi realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença da coordenadora-geral da equipe sistêmica do Programa Mulheres Mil, Silvania da Silva Souza.

Esta é a primeira vez que o Ifac oferta um curso do programa no município, antes mesmo da inauguração oficial do campus. “As atividades contaram com a presença de parceiros e foi um momento muito especial, principalmente para as alunas, que estavam ansiosas pelo início das aulas”, destacou Lidiane Garcia da Silva, coordenadora adjunta do campus Tarauacá.

Lidiane também será responsável pela oferta do curso, com apoio da supervisora local, Diuliani Sousa da Silva Menezes, e parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Prefeitura de Feijó.

Compartilhe a notícia: