Conecte-se conosco

Saúde

Estudo comprova eficácia da vacina contra o HPV no Brasil

Publicado

em

Um estudo realizado entre 2019 e 2023 pela Fiocruz, com apoio da Royal Society e do CNPq, analisou dados do SUS de mais de 60 milhões de mulheres entre 20 e 24 anos. A pesquisa mostrou que a vacina contra o HPV reduziu em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves (NIC3).

Publicado na revista The Lancet, o estudo confirmou que o imunizante é eficaz mesmo em países com menos recursos e reforça seu papel como uma das principais estratégias de saúde pública para salvar vidas e reduzir desigualdades.

Desde 2014, a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS. Em 2024, o Brasil passou a adotar o esquema de dose única, e em 2025 a vacinação foi ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos e grupos prioritários como pessoas com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e usuários de PrEP.

O câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres no país. A vacina, que protege contra até 98% dos tipos mais perigosos do vírus, está disponível em todas as unidades básicas de saúde e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

A imunização é gratuita e considerada a forma mais eficaz de prevenir o HPV e seus efeitos graves.

Compartilhe a notícia: