Um vídeo que circula nas redes sociais neste fim de semana mostra um pescador vendendo grande quantidade de peixes de várias espécies no porto da feira livre dos Colonos, em Sena Madureira.
Entre as espécies mais procuradas pelos consumidores está a branquinha, bastante apreciada na região. De acordo com moradores, os peixes estão sendo vendidos a preços acessíveis, variando entre R$ 10 e R$ 15 o quilo, o que tem atraído muitas pessoas ao local.
A grande oferta de peixes, especialmente dos chamados “peixes miúdos”, é resultado da chegada das primeiras águas nos rios Iaco, Purus e Caeté, fenômeno natural que facilita a passagem das piracemas período em que os peixes sobem os rios para se reproduzir.
Esse aumento na movimentação dos pescadores e na venda de peixes é comum nesta época do ano e marca o início de um período de abundância de pescado nas comunidades ribeirinhas da região.