Conecte-se conosco

Policial

Operação Eixo da Justiça mira líderes de facção no Acre e no Ceará

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AC), participou na terça-feira (30) da Operação Eixo da Justiça, ação voltada a desarticular setores de comando de uma facção criminosa com atuação no Acre e no Ceará.

A FICCO/AC reúne a Polícia Federal, Civil, Militar e Penal, fortalecendo a cooperação entre forças estaduais e federais no enfrentamento ao crime organizado.

As investigações, iniciadas em 2024, apontaram que os chamados “frentes de bairro” exerciam papel estratégico, organizando o tráfico de drogas, arrecadação de recursos e cumprimento de ordens da facção. Esses líderes mantinham contato direto com instâncias superiores do grupo criminoso.

Na operação, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, determinados pelo Tribunal de Justiça do Acre. As ações ocorreram em Rio Branco (AC) e Fortaleza (CE).

Os alvos respondem por crimes como tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro, além de associação criminosa. Segundo a Polícia Civil, a operação reforça a estratégia de enfraquecer o comando das facções, indo além da prisão de executores.

De acordo com o delegado-geral José Henrique Maciel, o objetivo é “atingir os núcleos de liderança que sustentam a criminalidade e devolver mais segurança à população”.

A operação permanece em andamento, com análise de provas e levantamento de novos envolvidos e bens ligados à facção.

Com informações da -PACAC

Compartilhe a notícia: