.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Gilmar Mendes critica sanções dos EUA contra esposa de Alexandre de Moraes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como arbitrária a aplicação da Lei Magnitsky contra a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Para ele, a medida atinge a soberania brasileira e afronta a independência do Judiciário.

Mendes destacou que punir magistrados e familiares por decisões judiciais é um ataque às instituições republicanas e elogiou a atuação de Moraes no enfrentamento da tentativa de golpe de Estado em 2023.

O ministro Flávio Dino também se solidarizou com Moraes e sua esposa, lamentando que as relações entre Brasil e Estados Unidos sejam prejudicadas.

As sanções, aplicadas em julho, incluem bloqueio de bens, restrições financeiras e suspensão de vistos. Além de Moraes, outros ministros do STF, como Barroso, Cármen Lúcia, Zanin, Fachin, Dino e o próprio Gilmar Mendes, também foram alvo. O impacto, porém, é considerado reduzido, já que os magistrados não possuem patrimônio nos EUA.

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile